domingo, 1 de agosto de 2010

[Sublime Frequencies 031] Omar Souleyman - Highway to Hassake: Folk And Pop Sounds Of Syria (1994-2006)

Praticamente desconhecido no ocidente, Omar Souleyman é sucesso absoluto na Síria e arredores. Fazendo o som que alguns chamam de "syrian techno" (ou "jihadi techno"), síntese entre o pop e a música folclórica de seu país, o cantor iniciou sua carreira em 1994 e já dois anos depois conseguiu seu primeiro hit, a canção "Jani". De lá pra cá, lançou mais de quinhentas álbuns em cassete com suas músicas, tanto de gravações em estúdios quanto ao vivo.
Acompanhado até hoje pelos mesmos artistas que o seguiam há 15 anos atrás, Omar conta em sua banda com versões amplificadas de instrumentos tradicionais como o Úd (pai oriental do Alaúde europeu) e o Saz (instrumento de cordas também conhecido como Baglama), além de tipos árabes de teclado e percussão. Há também o poeta Mahamoud Harbi, que, segundo a lenda, nos shows, põe-se fumando ombro-a-ombro com Souleyman e, de vez em vez, recita-lhe novos versos no ouvido. O cantor, no calor do momento, inclui os versos na música, empolgando a platéia que dança o Dabke (tipo de dança do oriente médio cuja a tradução quer dizer, literalmente, "bater os pés no chão").
Enfim, acontece que Omar só veio ganhar projeção no ocidente a partir de 2006, quando a gravadora americana Sublime Frequencies (já apresentei-a em outros posts) organizou este primeiro disco, "Highway to Hassake", compilação de seus principais sucessos. Nos anos seguintes, vieram mais dois álbuns, "Dabke 2020" e "Jazeera Nights" e agora, em 2010, o cantor está em turnê pela Europa.
Aos interessados, aqui está, então, a estrada para Hassake. Trata-se de um caminho que pode ser duro para os nossos ouvidos ocidentais, principalmente em músicas muito agitadas e poluídas como "Leh Jani" e "Dabke 2001". Mas outras faixas mais calmas e dramáticas, como "Atabat" e "Jalsat Atabat" podem ser digeridas mais facilmente. De qualquer forma, é um som bem exótico. É ouvir pra saber.

Faixas:
1. Leh Jani
2. Jani
3. Dabke 2001
4. Atabat
5. Arabic Dabke
6. Alkhatiba Zaffouha
7. Jalsat Atabat
8. Alshikhani
9. Toul Al Zeenah
10. Bashar Ya Habib Al Shaab
11. Don't Wear Black, Green Suits You Better
12. Atabat (2)
13. Jani (2)

Link para o download nos comentários.

4 comentários:

Caio disse...

parte 1:
http://sharebee.com/a38ae261
parte 2:
http://sharebee.com/c23c9f09

tudo junto:
http://www.mediafire.com/?tizm4mznymo

Pedro Moura disse...

por favor, alguém ainda tem? todos os links caíram..

SAQUEADOR DE CIDADES 666 disse...

novo link, malandragem
http://www.mediafire.com/?wtpakgm6mknyiri

Caio disse...

Sim, esse link funciona http://www.mediafire.com/?wtpakgm6mknyiri