terça-feira, 26 de março de 2013

Rodriguez - Cold Fact (1970)



Um dia desses um amigo me mostrou esse álbum, falando que esse cara era bom. Comecei a ouvir: parecia mais um naquela pegada dylanesca-psicodélica, com um pouco de J. Cash e de Lee Hazlewood. Mas não, de fato esse cara é diferente.

Começando pela sua história que, se contada numa mesa de bar, ninguém acreditaria. Sixto Rodriguez era um “faz tudo” em Detroit, Michigan, e, sem saber, acabou se tornando um dos grandes símbolos da contra-cultura e da luta contra o apartheid na Africa do Sul. Pois é. Mas essa parte deixo para seu documentário, Searching For Sugar Man (2012), que disponibilizarei o link também, lá nos comentários.

Cold Facts foi gravado pela Sussex (algo como um braço direito da Motown), e lançado em 1970. É um disco bem simples, sem grandes arranjos, beirando aquela gravação tosca do final dos anos 60, mas bastante ácido. As letras são bastantes afiadas e viscerais: diz aquilo que precisa ser dito, sem mais, nem menos. Podemos ver isso na primeira estrofe de Sugar Man, que abre o disco:
Sugarman/ Won't ya hurry/ Coz I'm tired of these scenes/ For a blue coin/ Won't ya bring back/ All those colours to my dreams/ Silver majik ships, you carry/ Jumpers, coke, sweet MaryJane.
Ou, em Forget It, uma despedida sincera e fria: But thanks for your time, then you can thank me for mine. And after that’s said, forget it.

A segunda musica, Only Good For Conversation, é mais radical, com um fuzz, e uma pegada mais roque-en-roll. Crucify Your Mind, é mais tranquilo, com um arranjo de metal e xilofone. Establishment Blues, Hate Street Dialogue, são mais ácidas em suas letras, musicalmente tranquilas, com versos agressivos e bastante críticos. Inner City Blues segue nessa pegada, mas um pouco mais alegre e pra cima. I Wonder é uma bela baladinha, bem animada. As músicas seguem por essa linha, sem grandes invenções, e sem perder nenhuma energia.

Tracklist:
  1. Sugar Man
  2. Only Good For Conversation
  3. Crucify Your Mind
  4. This Is Not a Song, It's an Outburst: Or, The Establishment Blues
  5. Hate Street Dialogue
  6. Forget It
  7. Inner City Blues
  8. I Wonder
  9. Like Janis
  10. Gommorah (A Nursery Rhyme)
  11. Rich Folks Hoax
  12. Jane S. Piddy
Todas as músicas são de autoria de Sixto Rodriguez.

Bom, por hoje é isso. Não deixem de assistir o documentário! Realmente vale a pena.
De resto, links nos comentários.

Até.

Obs.: No link do disco, Like Janis, está como ultima música e Jane S Piddy como 9. É só trocar uma pela outra na ordem das músicas.


2 comentários:

Dinonick Mosca disse...

Disco: http://www.4shared.com/rar/Mo4FMHZL/rodriguez_cold_fact_1970.html?

filme:
http://www.omelhordatelona.biz/documentarios/3389-procurando-sugar-man.html

Lugarescomuns disse...

Cara, cortaram o link já...