quarta-feira, 23 de abril de 2014

Nigeria Disco Funk Special: The Sound of The Underground Lagos Dancefloor 1974-79


“Lagos, Nigeria, 1974-79: A capital Funk & Disco de todo o Oeste da Africa. Mais clubes noturnos, bares, “picos” (spots) e pistas de dança do que qualquer outro lugar desde Dakar até Kinshasa. O único estúdio com gravação 24 canais, misturado com mais Dj's, Discos e Compactos norte-americanos que qualquer outra vizinhança”

Nigeria Disco Funk Special é uma coletânea lançada em 2008, que busca representar uma cena marcante na história do oeste da África. O crescimento e expansão da cidade de Lagos, a busca pela “sorte grande”, a oferta de empregos, a verticalização e urbanização cada vez mais vorazes: uma metrópole. Tudo isso misturado com uma cena efervescente: clubes noturnos, festas, bares, estúdios, Dj's, discos (e compactos) importados e muito funk.
A influência de James Brown se faz presente em diversas músicas, como por exemplo Take Your Soul - faixa que abre o disco -, You've Gotta Help Yourself, Will Of the People Some More. Lagos City apresenta um alto teor de Blaxpoitation. Ijere é uma música que eu colocaria como sendo mais próxima de um reggae/dub, por conta de ser mais “para trás”, mais “solta”.
Algumas das músicas são instrumentais, outras possuem letras em inglês, e até em Ewondo (uma língua do povo Beti-Pahuin, de Camarões) – Mota Ginya – faixa que fecha o disco. Love Affair é uma mistura mais tranquila, com um cowbell que se faz presenta a música toda, com muito swing. Greetings é uma música na pegada funk norte-americano, só que com um leve toque psicodélico.
Resumindo: trata-se de um disco duplo, com guitarras cheias de wah-wash e delays, baterias e baixos cheios de muita pressão swing e naipes de metais incisivos, prontos para animar suas festinhas, seu caminho de volta pra casa, e o que mais você quiser agitar.

Vale ressaltar que esse disco faz parte de um trio de coletâneas desse período: um retrata a cena de rock psicodélico – Nigeria Rock Special: Psychedelic Afro-Rock & Fuzz Funk in the 70s Nigeria. E a outra: Nigeria Special: Modern Highlife Afro-Sounds Nigerian Blues 1970-6. Todas lançadas pelo selo britânico Soundway Records. Mas isso fica para um outro post.

Faixas:
  1. Take Your Soul – The Sahara All Stars
  2. You've Gotta Help Yourself – Bongos Ikwue & The Groovies
  3. Will Of The People – T-Fire
  4. Love Affair – S-Job Movement
  5. Greetings – Johnny Haasatrup
  6. Lagos City – Asiko Rock Group
  7. Ijere – Dr. Adolf Ahanotu
  8. Some More – Jay-U Experience
  9. Mota Ginya – The Voices of Darkness
Link para download nos comentários,
Abraços e até a próxima!




6 comentários:

Anônimo disse...

http://www.4shared.com/rar/ulntMFOYce/NDFS.html?

Anônimo disse...

http://www.4shared.com/rar/ulntMFOYce/NDFS.html?

Lugarescomuns disse...

Esta cena da africana é o bicho! Coisa fina, de primeira!
Baita post!

caio morais disse...

Vlw pela contriuição cultural!

Anônimo disse...

ae!!! valeeu eu eu

Mateus Nascimento disse...

Amigo, os links quebraram, peço para que atualize quando possível.
Abração e obrigado pelas contribuições, muito disco bom aqui.