Quem nunca ouviu falar no Doors que atire a primeira pedra. Afinal de contas, foram eles, junto com Janis Joplin e Jimi Hendrix, os mais famosos nomes do Rock Psicodélico norte-americano, famoso por criar as bases para muito dos sons que ouvimos até hoje.
Desde sempre, o grupo foi muito ousado. Não só por desafiar as regras de pudor impostas pelo governo direitista norte-americano, mas também por introduzir ao rock os conceitos de performance teatral que, mais tarde, seriam aperfeicoados por grupos como o Genesis.
Mas não é isso que importa. O que importa, neste pequeno texto a vocês apresentado, meus caros leitores, é o 3º álbum (e talvez o melhor de todos) produzido pelo quarteto californiano.
O grupo estava explodindo em termos criativos. Eles inclusive tinham material para produzir um disco duplo, mas resolveram apostar num páreo mais seguro, afinal de contas, é melhor um pássaro na mão do que dois voando.
A obra abre com uma balada um tanto bubblegum music, mais leve e mais apelativa para o lado pop, a inesquecível "Hello, I Love You" (afinal, não é só a voz de Jim que deixa suas marcas aqui - quem se lembra do órgão do Ray?). Além desta, há composições excelentes, como "Love Street", a macabra "Not To Touch The Earth" e a ameaçadora "Five To One".
Um fato curioso sobre este disco é a ausência da faixa título "Waiting For The Sun", que só viria a aparecer no álbum de 1970, "Morrison Hotel". Há também aquela música que se tornaria "clímax" nas apresentações ao vivo, "Unknown Soldier", sempre na mente dos fãs por consequência da performance teatral de Morrison e o fuzilamento simulado pela banda.
Na obra original de 1968, ficou de fora uma faixa que ocuparia todo o Lado B do vinil, "Celebration of The Lizard", uma epopéia de 17 minutos que está mais para um macabro ritual do que para uma música realmente. Para a alegria dos fãs, na reedição do 40º Aniversário da banda, um demo interessantíssimo desta peça dentre as músicas originais.
Sem mais delongas, este álbum chega perto da perfeição. Em caso de dúvida, é só clicar na palvra "Download" algumas linhas abaixo.
Faixas:
- "Hello, I Love You" – 2:14
- "Love Street" – 2:53
- "Not To Touch The Earth" – 3:56
- "Summer's Almost Gone" – 3:22
- "Wintertime Love" – 1:54
- "The Unknown Soldier" – 3:25
- "Spanish Caravan"– 3:03
- "My Wild Love" – 3:01
- "We Could Be So Good Together" – 2:26
- "Yes, the River Knows" – 2:36
- "Five To One" – 4:26
- "Albinoni's Adagio in G Minor" – 4:32
- "Not to Touch the Earth" (Dialogue) – 0:38
- "Not to Touch the Earth" (Take 1) – 4:05
- "Not to Touch the Earth" (Take 2) – 4:18
- "Celebration of The Lizard" (An Experiment/Work in Progress) – 17:09
Link nos comentários.