sábado, 10 de janeiro de 2009

Booker T. &The M.G.'s - Green Onions (1962)

Desenvolvido pelo americano Laurens Hammond em 1934, o chamado "Órgão Hammond" é uma versão elétro-mecânica do tradicional órgão de tubos. Originalmente entendido como uma alternativa mais barata e prática para as igrejas, funcionou também em seus primeiros anos como um substituto dos pianos em residências de classe média. Nos anos 50, porém, foi introduzido a música pop por jazzistas como Jimmy Smith, que criaram o "organ jazz" ("Blue Bash!", de 1963, é uma preciosidade desse gênero).
Antes que alcançasse o Rock, esse órgão apareceu num inusitado disco instrumental de R&B chamado "Green Onions", em 1962. Baseado em guitarra e Hammond, o álbum logo atingiu os topos das paradas americanas. A apatitosa faixa título, originalmente uma jam de estúdio descompromissada, se tornou hit mundial. Entre as demais músicas, estão tanto versões brilhantes, tal qual "I Got A Woman", de Ray Charles, "Rinky-Drink", de Acker Bilk, ou a clássica "Twist & Shout", como composições originais dos M.G.'s: "Mo's Onions" e "Behave Yourself".
Depois de "Green Onions", o grupo jamais obteve o mesmo sucesso. Nos anos seguintes, se tornou a principal banda de apoio da Stax records, acompanhando grandes nomes do Soul, como Aretha Franklin, Sam & Dave, Otis Redding, Wilson Pickett, Rufus Thomas e Eddie Floyd em seus hits. Então, de alguma forma, Booker T & The M.G.s foi vital para a formação do gênero nos anos 60.
Não preciso nem dizer que esse álbum é bom.

Faixas:
  1. Green Onions
  2. Rinky-Drink
  3. I Got A Woman
  4. Mo's Onions
  5. Twist And Shout
  6. Behave Yourself
  7. Stranger On The Shore
  8. Lonely Avenue
  9. One Who Really Loves You
  10. You Can't Sit Down
  11. A Woman, A Lover, A Friend
  12. Comin' Home Baby
Download

Um comentário:

Andre disse...

Excelente álbum! Valeu o link! Há tempos procurava esse som...