quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Damião Experiença - Planeta Lamma (1974)

Direto do Planeta Lamma, Damião Experiença!
Sim, isso aqui existe. Damião Ferreira da Cruz nasceu na Bahia em 1935. Fugiu de casa aos 13 anos para escapar da crueldade dos pais, indo parar, após uma viagem clandestina num navio, no Rio de Janeiro, onde se estabeleceu na zona de prostituição. Por causa da fome, decidiu se alistar na marinha. Entretanto, diz a lenda que sofreu um acidente enquanto operava um radar, batendo a cabeça. E foi aí que aconteceu a tal Experiença: Damião descobriu a verdade sobre o universo, entrando em contato com o Planeta Lamma.
De volta às ruas do Rio, Damião passou a pintar quadros, até que, em 1974, gravou seu primeiro disco: "Planeta Lamma". Produção mais independente impossível. Bancou, compôs, executou, mixou, gravou, fez a capa, divulgou e depois vendeu/deu as cópias. É ele que toca, em todas as faixas, seu violão de duas cordas com um chocalho amarrado e gaita, enquanto canta coisas aparentemente sem sentido, mas que na verdade estão num idioma que só ele compreende: a língua do Planeta Lamma (seus grunhidos em "A Vida É Sempre Assim" são incríveis...).
Se a música é boa ou não, bom... me recuso a julgar isso aqui. Ele mesmo disse "não faço música, isso aqui é loucura!". (Isso aqui eu só recomendo pra gente com a cabeça bem aberta!)
E assim Damião passou o resto da sua vida, como um mendigo músico excêntrico, sendo preso esporadicamente por envolvimento com drogas ou cafetinagem e gravando discos. Sua discografia é obscura, mas ele diz já ter gravado mais de 34 discos. Foi descoberto só nos anos 2000, ganhando até um website próprio.
"Só os mendigo salvam o planeta!"

Faixas:
  1. 1308 Registrou Gravou Rose Oliria Experienca
  2. Que Dor Eu Sinto
  3. A Vida É Sempre Assim
  4. Linguagem do Povo do Infinito Ao Universo de Rose 1999
  5. Loucura Total 1999 A Damião Experyença
  6. A Mente Astrológica 1999
  7. Planeta Lamma
  8. Minha Dor
  9. Som Planeta Lamma
  10. Planeta Bicho
  11. Mundo No Espaço
  12. Meu Passado? Meu Presente
  13. Línguagem do Planeta Lamma, Música do Planeta Lamma
Download

2 comentários:

Fuzzer disse...

o cara perfeito pra se fazer um trabalho de escola sobre

99 disse...

Daminhão, prazer reve-lo !