sexta-feira, 10 de abril de 2009

Focus - In And Out Of Focus (1970)

Muito bem, pessoal. O que temos aqui é algo novo, mas ainda assim velho e manjado. Ok, ok, eu admito. Não fiz muito sentido em minhas afirmações acima. Mas a história é a seguinte. Focus é uma banda muito famosa, graças ao seu grande hit "Hocus Pocus". Todavia, seu início de carreira foi outra história. Quer dizer. A faixa de abertura/encerramento, "Focus", é uma amostra do som característico da banda, muito harmônico e enraizado no jazz fusion, com pitadas de progressivo.
Mas "In And Out" não é nada disso. Para aqueles que conheceram o Focus depois de 1971, é realmente difícil imaginar composições vocais feitas pelo grupo. Mas o fato é que Thijs Van Leer é um cantor talentoso, e isso se mostra em "Sugar Island", uma infeliz crítica ao governo de Fidel Castro e "Black Beauty", uma bela peça, tanto em termos melódicos quanto poéticos. "Happy Nightmare (Mescaline)" narra uma viagem pelos efeitos alucinógenos do peiote, mas a beleza é tanta que até os mais puritanos esquecem desse fato e se deixam levar pela canção.
Nesse disco de estréia, os instrumentais não ficaram de fora. "Anonymous" mostra a excelente capacidade de composição de Thijs Van Leer e Jan Akkerman (um dos melhores guitarristas do mundo, na minha humilde opinião) em apenas 6 minutos. Já "House of The King" é a prova concreta de que simplicidade e beleza andam de mãos dadas.
Talvez um dos melhores álbuns de estréia da história do rock holandês, In And Out Of Focus não foi o responsável pela consolidação do Focus como um grupo respeitado, mas sim como uma chave a abrir as portas do sucesso para a banda.

Tracklist:
1. Focus (Vocal)
2. Black Beauty
3. Sugar Island
4. Anonymus
5. House Of The King
6. Happy Nightmare (Mescaline)
7. Why Dream
9. Focus (Instrumental)

Download

3 comentários:

Unknown disse...

um discaço injustamente pouco lembrado

Anônimo disse...

Focus é fox!! Tenho o Moving Waves e adoro. Agora peguei o primeirão deles. Valeu pelo up!

Aurinéia Cult disse...
Este comentário foi removido pelo autor.