segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tim Buckley - Greetings From L.A. (1972)


Saudações de São Paulo.
O Sr. Buckley já se encontra no Saqueando a Cidade, com o disco Goodbye and Hello, mas eu julgo a reapresentação necessária.
Bom, esse novo post é de um cara um tanto desconhecido. Tim Buckley, nasceu em Washington D.C. e cresceu em Amsterdam (em Nova Iorque). Começou a se envolver com música quando sua avó o apresentou à Billie Holiday e Bessie Smith, sua mãe lhe mostrou Frank Sinatra, Miles Davies e Judy Garland e seu pai lhe apresentou Johnny Cash e Hank Willians.
Lançou o seu primeiro cd em 1966. Um belo CD de folk, logo apreciado pela crítica, pelo vocal excepcional de Tim Buckley com melodias bem trabalhadas e harmoniosas.
Bom, vejamos, aí ele entrou numa fase meio Free Jazz assim, misturando umas pitadas do Frank Zappa, esquecendo Hank Willians e todo o Country e Folk de seuas origens, puxando um pouquinho de Grateful Dead de cá e somando tudo à atonalidade da música vanguardista, ufa. Lançou três CDs nessa fase mas, o resultado foi uma recepção bastante desapontadora (para eufemisar o fracasso) dos seus fãs que estranharam a brusca troca de estilo musical e fuga do Folk.
Enfim, eis que Tim Buckley encontra uma terceira fase, seu Sex Funk tampouco foi aclamado por crítica e também foi um grande fracasso de vendas, mas, porque eu não consigo entender.
Veja bem, o primeiro CD dessa fase de Funk é esse aqui. O Greetings From L.A. é outro fracasso de vendas, conseguiu ter sucesso apenas em cidades onde tocava uma rádio específica. Nessas mesmas cidades as vendas do disco foram bastante altas, em lojas de disco meio independentes assim. Mas, independente não agrada gravadora e logo o disco foi abandonado pela gravadora Warner Brothers.
Veja bem. Isso é uma pérola. No meu gosto, é brilhante, uma banda boa pra burro e um vocalista excepcional.
Tim Buckley, Greetings From L.A. Sex Funk
Aproveite

Faixas:
  1. "Move With Me" 4:53
  2. "Get on Top" 6:33
  3. "Sweet Surrender" 6:48
  4. "Nighthawkin'" 3:22
  5. "Devil Eyes" 6:51
  6. "Hong Kong Bar" 7:08
  7. "Make it Right" 4:07
Link nos Cmoemtns

3 comentários:

Lampeão disse...

http://lix.in/-97855b

Debra Paixão disse...

Bacana!!

Conhecia o Jeff Buckley, que é filho dele se não me engano.

Parabens pela postagem cara.

Lampeão disse...

é isso aí, jeff buckley molecão do Tim..

é nóiz. .valeu, bixo