sábado, 29 de dezembro de 2012

Ornette Coleman - Free Jazz (1960)

Ornette Coleman foi enorme no free jazz. Pelo que tudo indica, ele não inventou esse tipo de música, pois ela foi inaugurada por Lennie Tristano em 1949 (ou antes disso, até) quando este lançou a gravação “Crosscurrents”, que continha uma sessão de improvisações da qual os músicos participantes alegavam que “liam a música” na cabeça de seus parceiros”. Contudo, Ornette Coleman criou o conceito desse jazz libertário.
Cabe contar a trajetória desse musicão: Começou com saxofone aos sete anos, e conseguiu aprimorar sua técnica rapidamente. Com quinze anos, fez parte de um grupo de R&B. Posteriormente, quando tomou a estrada, seu modo de tocar não foi muito bem aceito pelas ruas, ora pela sua apresentação desleixada e ora pela falta de ortodoxia de seus bebops. Contudo, suas composições a muitos surpreendiam, e rechearam livros de partituras bluesísticas pelos Estados Unidos.
Algum tempo se passou, e um grupo de músicos com interresses comuns se juntaram para fazer um som. Entre eles, o mestre do trompete vanguardista, Don Cherry. O grupo começou a gravar. Nos discos, eles sempre alegavam que a inovação estava por vir, o que é facilmente perceptível em títulos de discos como “Tomorrow Is the Question!” ou “The Shape of Jazz to Come”, ambos de 1959.
Em 1960, chegou inovação: o álbum “Free Jazz”. Nele rolava uma oscilação entre longos momentos de improvisação e pequenos momentos com composição, sendo estes muito pouco redondos e aqueles menos redondos ainda. O disco levava como subtítulo/ explicação a seguinte sentença: “A Collective Improvisation By The Ornette Coleman Double Quartet”. Mas quem era esse duplo quarteto? Além de comparças de som de longa data como Don Cherry, grandes figuras do jazz como Freddie Hubbard também integravam o conjunto.
Coleman, no auge dos seus 80 anos me bateria se lesse isso, mas o disco não era inovação por inteiro: a improvisação é praticamente um bebop destorcido e retorcido pontuado por certos momentos extremamente anárquicos e/ou aleatórios. Mas não é possível ser inovação por inteiro, não é mesmo? Influências existem, felizmente.
Inaugurou-se, assim, uma nova etapa do jazz. Certa vez, Ornette (certamente sobre tom de uma risada orgulha) disse: “os músicos me dizem que se o que eu estou fazendo é o certo, eles nunca deveriam ter ido a escola”. O free jazz pôde, muito bem, representar uma reforma na música, e mudou o cenário jazzístico universal, propiciando sonzeiras como Sam Rivers ou Sun Ra, que também estão aqui no Saqueando a Cidade!

Quanto as faixas, são duas, sendo dois takes da improvisação. Uma delas tem como nome "Free Jazz" e a outra "First Take", mas ambas tratam praticamente da mesma forma, se é que isso é possível.

bom. link nos zommentz

3 comentários:

Batistti disse...

http://rs46.rapidshare.com/files/20603441/Ornette_Coleman_-_Free_Jazz.zip

Batistti disse...

peguei esse link do blog som do bom.

Caio disse...

eu não tava conseguindo baixar no rapidshare, achei nesse link aqui também: http://www.mediafire.com/?5dzmgmgmjor