quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Tri Yann - An Naoned (1972)


Situada no noroeste da França, a região da Bretanha foi o berço de diversos povos celtas, mais especificamente dos gauleses bretões, daí o óbvio ululante nome da província. Passaram-se séculos desde a queda do Império Romano e desde o fim da Gália, os povos latinos se tornaram maioria e o francês passou a ser a língua oficial da região. Mesmo assim - e isso poucos sabem - a Bretanha continua tendo seus bretões que, diga-se de passagem, são muito orgulhosos e mantém com esmero suas tradições e sua língua. Embora pouco conhecidos por aqui, os grupos de folk celta sempre fizeram certo sucesso na região. E foi na velha cidade de Nantes que surgiu um dos grupos de maior destaque dentro do estilo musical.

O Tri Yann (do bretão "Três Jeans") surgiu em 1970 e era composto, em sua formação original, pelos músicos franceses Jean Chocun (vocais, violão e banjo), Jean-Paul Corbineau (vocais, violão, gaita e colheres - sim, colheres) e Jean-Louis Jossic (vocais, dulcimer, pennywhistle - espécie de pequena flauta irlandesa de níquel -, berimbau-de-boca e bodhrán), acompanhados no contrabaixo e no violoncello por Bernard Baudriller. Seu primeiro disco, An Naoned (ou "de Nantes" no velho e bom português), tem um acervo composto basicamente por canções tradicionais francesas e célticas, cantadas ora em francês, ora em bretão. A instrumentação folclórica utilizada cria, para o ouvinte, uma atmosfera que caberia muito bem a uma mesa de taverna farta de hidromel, a uma festa gaulesa ou até mesmo a um pasto tranquilo perto de Stonehenge. Além da riqueza de timbres e do uso simples, porém belo, de escalas modais, o ponto forte do álbum de estréia do grupo francês está nos belos arranjos vocais dos membros da banda. Em muitas das faixas, cantam em um coro muitíssimo bem sincronizado e afinado e, nas que algum dos cantores da banda leva tudo nas costas, ele o faz com muita qualidade.

O disco abre com a alegre Les Filles des Forges, um alegre iodelei em homenagem às donzelas que se confessavam após ter ido a um baile. La Vierge à La Fontaine é quase que um lamento regado ao belo som do dulcimer. Em seguida, uma das instrumentais de maior destaque no disco (e, não vou mentir, minha favorita), Pastourelle de Saint Julien Maraichine. Trata-se de um catártico esmirilho na pennywhistle, uma genuína e quente dança medieval da bretanha. Tri Martelod, a quarta faixa, comprova exatamente o que eu havia comentado a respeito da qualidade de produzir arranjos vocais que o grupo possui. E qual não é a surpresa de quem está ouvindo o álbum ao escutar, logo em seguida, um belo poema (Before Ireland Can Go Free) na mais serena das vozes? Certamente certa emoção, principalmente ao perceber que ela se emenda num passe de mágica com a tradicional escoçesa Ye Jacobites!

Além dessas supracitadas, merecem maior destaque a música que veio a virar hit com o lançamento do álbum, Les Prisons de Nantes, canção de estruturação similar à faixa de abertura, mas com um ânimo um pouco mais sublime e Le Dauphin, singela homenagem aos príncipes que irão assumir o trono de seus pais um dia.

O som do Tri Yann é realmente muito interessante para quem está afim de conhecer um folk diferente do convencional. Não é dos mais normais, mas é extremamente fácil de se ouvir e de digerir. Altamente recomendado!

Faixas:
1. Les Filles Des Forges
2 La Vierge A La Fontaine
3. Pastourelle De Saint Julien Maraichine
4. Tri Martelod
5. Before Ireland Can Go Free (Poeme De Sean O Casey)/Ye Jacobites
6. Les Filles D'Escoublac
7. Johnny Monfarleau 'Madame Bolduc'
8. La Calibourdaine De Breca
9. Les Prisons De Nantes
10. An Alarc'H
11. Le Dauphin
12. Au Pied D'Un Rosier

Link nos comentários, frères!

2 comentários:

Bonniwell de Magalhães disse...

Link para download do álbum em MP3:

http://bitsnoop*.com*/tri-yann-tri-yann-an-naoned-1972-q15083457.html

Tire os asteriscos, copie e cole o link no seu navegador para ter acesso ao torrent! E não se esqueça de dar seed! :)

Anônimo disse...

O outro link não funfa. Tentem esse! Sem os asteriscos e pá.

http://thepiratebay*.se*/torrent/7985462

E deem seed! Por favor.