quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ar Skloferien - Folk Celtique (1973)


Já falamos a respeito da cidade bretã de Nantes, que fica no noroeste da França, aqui no Saqueando. Foi de lá que surgiu o grupo folk Tri Yann, conforme comentamos num post bem recente. A charmosa cidade - que já foi capital de importantes tribos gaulesas - é um rico polo cultural, principalmente em se tratando de música folclórica. E, nesse cenário de raízes musicais e de folclore muito ricos, surge, também, o Ar Skloferien. Inspirados pelos antigos bardos e trovadores que vagavam pela região num passado distante, os músicos franceses fazem um som similar ao de seus conterrâneos supracitados, porém com um pé um pouco maior dentro da cultura celta. Seu som se caracteriza pelas harmonias vocais impecáveis e pela presença forte de instrumentos tradicionais como a pennywhistle, o banjo e o bouzouki, que é uma espécie de bandolim oriundo da Grécia.
A trajetória do grupo é tanto quanto obscura: noves fora os dois únicos discos gravados pelo conjunto (este que cá se apresenta e um lançado no ano de 1974, Keltia), a única informação sobre eles que consta nos registros é que, depois de uma rápida dissolução, se reestruturaram e, sob o nome de Sklof, lançaram um disco chamado Folk Celtic. Bem se vê - cá entre nós - que o que sobrava de talento para recitar e reproduzir belas canções medievais faltava em criatividade para dar nome aos discos do grupo. Sorte a nossa que o segundo fator em pouco ou nada influi para a degustação auditiva dos álbuns, muito embora seja capaz de causar certas panes para os que tentarem indexar a obra - mas isso é problema dos burocratas. Oras, chega de digressão! Voltemos ao assunto principal.
O primeiro trabalho do grupo, Folk Celtique, traz uma série de releituras e de rearranjos de danças - gavotas, an dros (vulgarmente conhecidos por voltas no português lusitano e/ou tupiniquim), baladas... - e de canções de batalha, bebedeira e qualquer outro tipo de entretenimento profano e pagão, para deleite do ouvinte, evidentemente.
Numa toada alegre, o disco tem seus altos e baixos em termos de agitação: a primeira faixa, Gavotte a Deux Violons, é um convite para o camponês tímido se levantar e se entregar aos deleites de uma festa regada a hidromel, vinhos, pandeiros e violinos. Há, é claro, um momento ou outro para respirar e se contemplar a grama e sentir o vento no rosto, como em Koster C'hoad, mas nunca é demais lembrar que os gauleses sempre foram muito convidativos em suas festividades e músicas como Les Petits Moutons, Highland Harry e When I Was Single são capazes de fazer qualquer lavrador cansado pedir para encher o copo de ale mais uma vez. Há que se destacar a belíssima Gwin Ar C'hallaoued que, dentre tantos brados e batidas, é uma das mais belas e singelas odes ao vinho que este que vos fala já teve a oportunidade de escutar. Não dá pra deixar passar batido, também, An Dro e Gavotte Ar Menez, duas instrumentais cujas flautas são de arrancar lágrimas dos olhos até do mais bruto dos bárbaros.
Num compto geral, não dá pra dizer que se trata de um som inovador ou de outro mundo, principalmente para quem já está com os ouvidos acostumados ao folk do norte da França. Mas, por outro lado, é uma coletânea interessantíssima de músicas muito bonitas e sublimes. E isso é inegável. Qualquer um com mais ou menos quarenta minutos livres deveria dedicá-los a escutar esse disco. Garanto que a chance de se arrepender não existe.

Faixas:
1. Gavotte A Deux Violons
2. The Ballad of Father Gilligan
3. Am Amzer Dremenet
4. Koster C'hoad
5. The Barnyards of Delgaty
6. Les Petits Moutons
7. Cwin Ar C'hallaoued
8. An Dro
9. Highland Harry
10. Gavotte Ar Menez
11. When I Was Single
12. Gavotte D'Honneur De Plougastel Daoulas

Link nos comentários.

2 comentários:

Anônimo disse...

Torrent em 320 kbps:
http://torfinder*.net*/torrent/8529aafacb558db2d6284542178745d56a0b9939

Rapidshare (link do excelente blog Ezhevika Fields):
https://rapidshare*.com*/#!download|834p9|440137340|1973_-_folk_celtique__320_.rar|69929|0|0

Tirem os asteriscos, copiem e colem no navegador para ter acesso aos downloads!

anna de amsterdam disse...

isso aí bonny!!!