Esse disco parte pesado desde o
começo; dois caras provenientes dos Balcãs em conjunto com um monte de eletronicidades,
bando de percussionistas e vocalistas brasileiros, gravado aqui em
Sampa, cantado em grande parte em -confesso- uma língua que
desconheço, mas claramente balcânica. Qual é a conexão que tornou
essa obra possível? A resposta é Mitar Subotic, o Suba. Ele se
radicou em São Paulo em 1990, depois de ganhar um prêmio pela
UNESCO devido ao trampo The Dreambird, in the Mooncage, em
que misturava música eletrônica e canções tradicionais – o que
continuou a fazer com a MPB-bossa-nova posteriormente por aqui.
Quatro anos depois trouxe para cá seu comparsa sérvio Milan
Mladenovic, conhecido já nas paradas de Belgrado pela banda
Ekaterina Velika, pra finalizar um projeto em comum que tinham
começado por lá. Daí sai esse discaço, da banda homônima
completada por João Parahyba na percussão, Fábio Golfetti na
guitarra, Taciana Barros como conselheira suprema (!, a fonte é o
encarte), Marisa Orth e Madalena nas vozes .
A primeira faixa, Praia do Ventu
Eternu, com u, tem um quê
absurdo de MPB, com a distorção e o sotaque dando uma destoada –
pessoalmente, acho que o trabalho de Suba influenciou muito a
sonoridade da “nova” MPB e bossa, mas aqui não tem esse
enclausuramento e soa fresco, rock de anos 80-90 com bossa sim
senhor. 40 seconds of Love é
uma curta fofurinha que antecipa os efeitos e distorção do começo
de Metak, onde as
eletronicidades de Suba surgem com maior força, calmando-se sem
aviso – as letras cantadas possuem tradução em inglês no encarte
do CD, incluido em alguns torrents, acho bom pra acompanhar toda a
proposta – pirando levemente nos efeitos, percussões e vozes
depois.
O
português “retorna”, se considerarmos a primeira faixa como algo
similar à língua em que escrevo, na 4ª faixa: Assassino.
Tem no geral um tom hollywoodiano, com a entonação teatral da fala
e o climax no maior estilo psicose; a-ssa-ssi-no. A curta música que
segue é em “idioma desconhecido” novamente, Aplauzi,
sendo baseada em um loop de canto e poucos efeitos, criando um
ambiente etéreo interrompido por balbuciações. Ogledalo
começa com a gaita tocada por
Mladenovic, com uma linha dançante de baixo, num climão mais rock
clássico com óbvias concessões, menos distorcido apesar da
presença dos efeitos eletrônicos, mais intensos em algumas partes –
a guitarra, o baixo, o cinismo do vocal e as vozes em eco no fundo
são tão rock pra mim que não tem efeito eletrônico que tire essas
aura.
Já
Courage III puxa mais
pro lado do eletrônico embora tenha um saborzinho balcânico de
cordas, com uma letra interessante, ainda mais se pensado em relação
com os principais membros dessa banda e os acontecimentos políticos
na época de gravação do projeto: Guerra Civil Iuguslava. Isso
pode ser observado também na oitava faixa, a ótima Crv -
uma porrada, somente isso, rock
beirando a punkice com acordeão e metais em alguns momentos. A
música que a precede
é Čaura.
Pra mim, em vários sentidos - crv é verme e čaura
é casulo, o que pode simbolizar uma antecedência. Além disso,
ela tem um clima etéreo que pode ser associado ao estado de
suspensão que é o casulo e, principalmente, a letra: em Čaura
o protagonista da música não acorda e somente dorme pensando em sua
própria cara, em um aparente sinal de consideração somente para si mesmo. Em Crv
se
critica essa autoadoração e arrogância de parte das pessoas,
“faces com sorrisos orgulhosos”, que são egoístas, o que pode
ser considerado uma resposta da banda às barbaridades em diversos
sentidos que estavam sendo cometidas ou no "casulo". Ou não, e isso é
somente piração minha – as músicas são boas independente de
possíveis merdas que eu disse.
O
fim desse álbum se aproxima
com
Madalena,
quase um loop eterno em que somam outras vozes, caindo numa distorção
pesadíssima – e gostosa no timbre, pqp- no final. A última faixa
é Velvet,
dando um final deliciosamente instrumental e percussivo pra esse
discão. Apontaria como favoritas
praticamente
todas. Fim: o álbum soa inseparável pra mim, com a possível
exceção de Crv,
que tem som de single mas que cai como uma luva no álbum.2. 40 Seconds of Love
3. Metak
4. Assassino
5. Aplauzi
6. Ogledalo
7. Courage III
8. Čaura
9. Crv
10. Madalena
11. Velvet
L-l-l-l-linque nos comentários!
Um comentário:
Torrent:
http://bitsnoop.com/milan-mladenovic-angel-s-breath-199-q21028902.html [em FLAC! Se quiser ouvir em mp3, sugiro utilizar o TAudio Converter, de graça e muito bom de usar!]
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