terça-feira, 23 de agosto de 2016

The Cat Empire – Two Shoes (2005)


Há anos, ouvi de um amigo meu que a água que os músicos australianos estão bebendo está batizada. Ele, na ocasião, se referia especificamente ao Tame Impala e ao Hiatus Kaiyote (grupo sobre o qual pretendo escrever aqui num futuro não muito distante). É vero, mas creio que dê para dizer que essa frente de gente criativa vinda da terra dos cangurus é ainda mais ampla do que se imagina.
The Cat Empire é um conjunto que já tem algum tempo de estrada. Formado em 1999 em Melbourne, a banda começou como um conjunto de jazz associado ao Jazz Cat de Steve Sedergen e evoluiu aos poucos seu som ao mesclá-lo com ritmos caribenhos (ska, reggae, calipso, salsa), Black Music (soul, blues, funk, rap) e uma boa pitada de rock. O resultado, além de assaz caliente, é dançante tanto para fãs de uma latinidade boa quanto para adoradores de um bom bate-cabeça.
O segundo álbum do conjunto australiano, Two Shoes, já traz em si uma pimenta extra por ter sido gravado no estúdio EGREM, em Havana, onde músicos importantes de Cuba já eternizaram suas boas notas. O disco abre com um naipe de metais pesadíssimo em Sly, grande cartão de visitas do som da banda: cool, sexy e envolvente. Os solos de sopros da canção que o digam. Na sequência, In My Pocket, uma espécie de chillout com entradas de ska, aparece para tirar o ouvinte dos eixos. É, facilmente, uma das melhores do álbum. Lullaby quebra um pouco o ritmo, enquanto Car Song induz ao mosh-pit. Two Shoes, faixa título do álbum, é uma balada envolvente e em compasso mais lento, mas muito bem temperada com um quê mariachi digno do Walker, de Joe Strummer. Ainda merecem destaque especial Sol Y Sombra, uma homenagem poderosa ao Buena Vista Social Club, Party Started, o melhor flerte com o hip-hop do grupo, e a faixa oculta 1001, melô meio-surfista, meio-country, que vem escondido depois de Night That Never End.
Cat Empire é um conjunto divertido, de fácil audição. É de encher os ouvidos, e não cansa. Bom para ouvir indo para a praia.
Faixas:
1. Sly
2. In My Pocket
3. Lullaby
4. The Car Song
5. Two Shoes
6. Miserere
7. Sol Y Sombra
8. Party Started
9. Protons, Neutrons, Electrons
10. Saltwater
11. The Night That Never End
12. 1001

Ouça gratuitamente no Spotify!