domingo, 5 de abril de 2009

Clara Rockmore - The Art Of Theremin (1987)

Inventado em 1919 pelo russo Lev Sergeivitch Teremen, o Teremin foi um dos primeiros instrumentos completamente eletrônicos inventados. Porém, diferente da maioria, foi o primeiro projetado para ser tocado sem contato físico entre o músico e o aparelho. Sim, a música com o Teremin é feita com o mero movimento das mãos do operador no ar entre suas duas antenas: uma que regula o volume e outra, a altura do som. Mas mais do que seu modo de execução, o grande brilho do Teremin é seu timbre exótico, fantasmagórico e melancólico, que em muitos momentos pode ser confundido com a voz humana.
Introduzido na música popular no final dos anos 40 por Samuel Hoffman, só veio a ganhar maior destaque nos anos 60, quando foi usado pelos Beach Boys em "Pet Sounds". No fim da década, com a onda de experimentação da psicodelia, foi redescoberto, aparecendo em grandes álbuns do gênero, como em "Safe As Milk" de Captain Befheart & His Magic Band, no qual o próprio Samuel Hoffman toca o instrumento em grandes faixas como "Electricity" e "Autumn's Child". O Teremin também apareceu ao longo da história em trilhas sonoras de grandes filmes, como na feita por Bernard Hermann para o clássico "O Dia Em Que A Terra Parou", em 1951.
Mas sem dúvida uma das maiores intérpretes de todos os tempos do Teremin foi Clara Rockmore, por quem o próprio Lev Sergeivitch Teremen guardou um grande amor em vida, que conseguia como poucos operar a máquina. Ou, nas palavras de Albert A. Moog que ilustram a capa de seu álbum "The Art Of Theremin", de 1987, "No other thereminist has ever come close to Clara's Rockmore artistry". Este disco em questão é um tanto interessante, e funciona muito bem como uma apresentação do Theremin para um novo público, trazendo releituras de grandes compositores como Stravinsky e Tchaikovsky acompanhadas de piano.

Faixas:
1. Rachmaninoff: Vocalise
2. Song of Grusia
3. Saint-Saëns: The Swan
4. De Falla: Pantomime
5. Achron: Hebrew Melody
6. Wieniawski: Romance
7. Stravinsky: Berceuse
8. Ravel: Pièce en forme de Habanera
9. Tchaikovsky: Berceuse
10. Tchaikovsky: Valse sentimentale
11. Tchaikovsky: Sérénade mélancolique
12. Glazunov: Chant du ménestrel

Download

Um comentário:

Fuzzer disse...

Links em torrent:

http://kat.ph/clara-rockmore-the-art-of-theremin-delos-flac-t5985392.html [em FLAC]

http://thepiratebay.se/torrent/4349568/Clara_Rockmore_-The_Art_of_the_Theremin [em MP3]