sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fever Tree - Fever Tree (1968)

"Nunca julgue um livro pela capa". Eu acho que eu passei minha infância inteira ouvindo tal frase. De fato, nunca julguei um livro pela capa. Mas esqueceram de me ensinar a não julgar um disco pela capa. Muito bem feito, por sinal. Feita a introdução, vou lhes contar como eu descobri o Fever Tree.
Lá estava eu, matutando pela internet, procurando sonzeiras novas, quando, de repente, topo com um post contendo uma banda de nome muito bacana e uma capa absolutamente linda. Ao ver aquela árvore psicodélica surgindo por trás dos membros da banda, eu não pensei duas vezes antes de baixar o álbum. Vocês, caros leitores, podem achar que eu estou sendo exagerado e dramático. Pois vocês em muito se enganam, Fever Tree é, de longe, uma das melhores bandas do cenário psych-folk de São Francisco que eu já tive a felicidade de conhecer. A qualidade e a originalidade das composições do grupo estão em tão perfeita sincronia com meus ouvidos que não há palavras para descrever o quanto eu apreciei esta obra.
O disco começa com "Imitation Situation 1", uma peça com excertos da "Toccata" de Bach, o que acabou dando um clima obscuro à canção (gostaria de pontuar que o cantor do grupo, Denis Keller, com seus vocais normalmente graves já é capaz de fazer isso sozinho, apesar de tudo). Ganham destaque também "San Francisco Girls" (que atingiu 91º lugar nas paradas americanas) e "Ninety-Nine and One-Half", com linhas de baixo e guitarras (por Bud Wolfe e Michael Knust respectivamente) muito à frente de seu tempo.
Outro grande ponto forte do disco é o 2 em 1 "Day Tripper/We Can Work It Out", uma versão "compacta" das canções dos Beatles que (sim, eu me atrevo a dizer isso), supera em muito as originais, apesar da pegada estar completamente diferente.
Fechando o disco, temos canções calmas como "Unlock My Door" e "Come With Me (Rainsong)". Um curioso fato sobre esta última faixa é que ela foi gravada durante uma tempestade, o que confere a ela uma harmonia impressionante.
É muito provável que você, caro leitor, não tenha lido esse texto, assim como eu fiz antes de baixar este álbum. Caso você tenha apreciado (ou não) a leitura, creio que não há dúvidas de que esteja na hora de clicar na palavrinha "Download" algumas linhas abaixo, não é mesmo?

Tracklist:
1. Imitation Situation (Toccata And Fugue)
2. Where Do You Go
3. San Francisco Girls (Return Of The Native)
4. Ninety-Nine And One-Half
5. Man Who Paints The Pictures
6. Filligree And Shadow
7. The Sun Also Rises
8. Day Tripper/We Can Work It Out
9. Unlock My Door
10. Come With Me (Rainsong)

Download

2 comentários:

Espoleta disse...

eu achei a capa feia, bonelson. Mas vou ouvir.

Anna de Amsterdam disse...

quem é essa OTÁRIA que te chamou de bonelson???