sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Luizinho & Seus Dinamites - Choque Que Queima! (1964)

Gravado em 1964, "Choque Que Queima" é o único álbum do grupo Luizinho & Seus Dinamites e também, sem dúvidas, uma das maiores preciosidades do twist em todo o mundo. As doze faixas trazem consigo a marca da época, com um pé no rock instrumental do fim dos anos 50 e outro na beatlemania, porém sem aquele tom ingênuo característico da Jovem Guarda (sem querer desmerecê-la, é claro).
O disco, composto por abrasileirações de músicas de Cliff Richards & The Shadows ("Choque Que Queima", por exemplo, é uma versão de "Choppin' and Changin'"), passeia entre canções de amor ("As Estações" e "Eu Vou À Lua"), twists embalados ("Dinamite" e "Carango Twist") e faixas instrumentais dançantes ("Ventures Twist" e "Guitar Twist"). As letras em geral giram em torno do universo das festas de twist, dos tempos em que se pegava a caranga e estacionava na contramão na Rua do Rock.
E, como canta o próprio Luizinho na faixa de abertura, "os Dinamites quando tocam botam pra quebrar". Nessa mesma canção o vocalista apresenta seus companheiros de banda, Carlinhos (na bateria, sempre a batucar), Jair (que na sua guitarra faz a marcação), Antônio (barbarizando o contrabaixo) e Euclides (o guitarrista, que quando sola mais parece um canhão). Alguns desses participaram também dos Blue Jeans Rockers, ex-grupo de Luizinho nos anos 50.
Enfim... Concluindo, digo que é um puta disco. Raro achar coisa tão boa desse gênero aqui pelo Brasil (a maioria de seus contemporâneos ficavam fechados na imitação). Extra-recomendado pelos saqueadores de cidades.
"Esse choque me queima, esse choque me deixa maluco!"

Faixas
1. Dinamite
2. Choque que Queima
3. Ventures twist
4. Eu Vou à Lua
5. As Estações
6. Apache
7. A Raposa e o Corvo
8. Carango Twist
9. Bongo Blues
10. Uma Voz na Solidão
11. Lâmpada do Amor
12. Guitar Twist


Baixar

(peguei lá do brazilian nuggets esse link...)

2 comentários:

Paulo Sergio de França disse...

A música "Dinamite" é um cover de "Dynamite", com o grupo alemão Die Mustangs, que cantava em inglês e alemão (não confundir com a banda norte americana homônima "The Mustangs).
Porém não sei se a versão da banda alemã é a original ou, por sua vez. outro cover

Anônimo disse...

Cover da música "Dinamite"