segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tim Buckley - Goodbye And Hello (1967)

Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que este magnífico álbum não tem absolutamente nada a ver com a música "Hello Goodbye" dos Beatles. Para falar a verdade, o som psico-barroco de Tim Buckley foi um grande marco para a história da música popular americana, tanto por causa das características trovadorísticas do jovem intérprete quanto pela originalidade de suas canções (Buckley é, na opinião deste humilde redator, um dos mais inspirados compositores de sua geração, vencendo até de Bob Dylan e Nick Drake). Para ser mais ousado, atrevo-me a dizer que os Beatles sequer chegariam perto de gravar uma obra deste nível de criatividade no ano de 1967.
Goodbye And Hello, como já foi anteriormente explicado, tem suas influências medievais e barrocas. Buckley abusa da fantasia circense na hipnotizante valsa "Carnival Song", leva a loucura e o abandono ao extremo em "Hallucinations" e lança àsperas críticas à sua mulher e expressa sua saudade pelo filho Jeff (sim, Jeff Buckley, aquele sujeitinho meio cult lá que morreu afogado, lembram dele? Então, o cara é bom mas o pai dele é melhor) em "I Never Asked To Be Your Mountain".
Não posso desconsiderar, é claro, a faixa de abertura "No Man Can Find The War", hino de protesto contra a guerra do Vietnã, uma das mais belas e contagiantes músicas do álbum inteiro. "Goodbye And Hello", peça-título, é um épico acompanhado de instrumentação medieval, realmente hipnotizante e em alguns pontos emocionante. "Phantasmagoria In Two", "Pleasant Street" e "Once I Was" revelam o lado mais rockeiro de Buckley, sem esquecer, é claro, do tempero psicodélico que dá a elas um gosto incrível. O disco encerra em grande estilo com a pacífica "Morning Glory" (não confundir com a do Oasis, por favor), balada excelente para uma bela seção de relaxamento.
É um disco fantástico, pouco valorizado pelo popular, mas que vale a pena ser apreciado.

Faixas:
1. No Man Can Find The War
2. Carnival Song
3. Pleasant Street
4. Hallucinations
5. I Never Asked To Be Your Mountain
6. Once I Was
7. Phantasmagoria In Two
8. Knight-Errant
9. Goodbye And Hello
10. Morning Glory

Baixar

2 comentários:

rickdog disse...

Find more Tim Buckley in my mp3blog and forum searches:

HERE and
HERE

Fuzzer disse...

Links em torrent:

http://torfinder.net/torrent/b83016786cab9c1cf5b72687d2d2b7730c9c3a5e [em FLAC]

http://thepiratebay.se/torrent/4705645 [em MP3]