segunda-feira, 19 de abril de 2010

Big Brother & The Holding Co. Feat. Janis Joplin - Big Brother & The Holding Co. (1967)



Saudações do seu mais novo saqueador.
Bom, o que trago aqui para os curiosos é um grande clássico do rock&roll, internacional, sessentista e hippie (curiosamente esses dois últimos praticamente se explicam). Em 1967, depois do Monterrey Pop Festival, Big Brother & The Holding Company lança um Disco homônimo e lança também, em estúdio, uma das cantoras mais apreciadas no mundo inteiro, por seu enorme repertório fluindo pelo hard rock com muito soul e claro, R&B, a Pearl, Brilhantísima Janis Joplin.
O disco começa com a fluente guitar de "Bye Bye Baby" que logo é alcançada (a guitarra) pela voz da grande cantora, uma bateria bem marcada de David Getz dá o compasso. Em seguida um Rock&Roll com aquela puxada country na guitarra e cantada por um dos rapazes, "Easy Rider" continua o cd com umsolo de baixo que sobra em preciosismo nas mãos de Peter Albin. Em seguida o hard rock "Intruder", com um pegado riff e a marcante voz de Janis sublinhada pelo solo de guitarra. A psicodélica "Light is Faster than Sound" com um arranjo vocal armado para uma dinamite sonora que queima pavio para explodir em seguida na elétrica bateria de Getz. Call on Me traz outra vez a marcante criação de levadas da banda e um lado mais lento, mais romântico, com os graves backing vocals acompanhando a cantora Californiana. Em seguida um Soul que podia facilmente ser mais um clássico da banda Booker T. & The MG's, "Women is Losers foi, na verdade, composta pela incrível Joplin. Blindman em seguida traz outro som digno dos arranjos de Jethro Tull e Sam Andrews mostra que não é apenas a Pearl quem sabe cantar no grupo.
"Down on Me" continuando e começando o encerramento do brilhante álbum é uma peça de baixo marcante e de vocais que ficam presos na cuca. "Caterpillar" de Peter Albin é talvez a música mais simples do álbum, só que não deixa de ser marcante pela levada entre as bobas frases escritas pelo baixista. "All is Loneliness", composta pelo cego de Nova Iorque, Moondog, soa como uma puxada típica da califórnia do Jefferson Airplane, a psicodelia dos vocais que abrem a música sem falar na linda letra entoada pela rasgada voz de Janis Joplin. Com "Coo Coo "o grupo mostra o virtuosismo dos seus membros e começam a importunar os ouvintes que sabem que a música é a última e que o bolachão está na última faixa do lado B e tudo o que você quer é simplesmente virá-lo e ouvi-lo de novo. A música dá adeus àqueles que compraram o álbum e deixa com sede todos os apreciadores de boa música que esperariam para ouvir um novo cd da Pearl com a grande banda, CD esse que viria no ano seguinte, mas Cheap Thrills (1968) fica para outra postagem, que eu não posso abusar muito já que se trata da meu primeiro post aqui. O link traz ainda duas faixas adicionadas em um relançamento de 1999, e o single "The Last Time" ao qual eu sugiro que você disponha uma certa atenção.
Concluindo esse post anuncio que mesmo que nada disso que eu tenha dito tenha agradado você, não posso fazer nada senão sugerir que você faça o download e escute por contra própria e admire o que é o primeiro disco de estúdio de uma das cantoras mais influentes de todos os tempos.
Pois é meus caros, fica aqui a dica que todo amante do rock&rol, do soul, de música boa pacas deveria baixar,

Faixas:
  1. Bye, Bye Baby (Powell St. Johnn) 2:39
  2. Easy Rider (James Gurley) 2:26
  3. Intruder (Janis Joplin) 2:25
  4. Light Is Faster Than Sound (Peter Albin) 2:29
  5. Call on Me (Sam Andrew) 2:35
  6. Women Is Losers (Janis Joplin) 2:06
  7. Blindman (Peter Albin, Sam Andrew, David Getz, James Gurley, Janis Joplin) 2:26
  8. Down On Me (Tradicional, Arranjo de Janis Joplin) 2:07
  9. Caterpillar (Peter Albin) 2:21
  10. All is Loneliness (Moondog) 2:32
  11. Coo Coo (single) (Tradicional, Arranjo de Janis Joplin) 1:59
  12. The Last Time (single) (Janis Joplin) 2:17
Extras 1999
13. Call On Me (Versão Alternativa) 2:42
14. Bye, Bye Baby (Versão Alternativa) 2:39


Download nos comments

2 comentários:

lampiao disse...

link
http://www.4shared.com/file/lznk3LcA/Janis_Joplin_-_Big_Brother_and.html

Anônimo disse...

Quebrado