quarta-feira, 19 de maio de 2010

Itamar Assumpção e Banda Isca de Polícia - Às Próprias Custas S.A. (1981)

Itamar foi um dos companheiros de Arrigo na vanguarda paulista, movimento musical alternativo dos anos 70/80. Fez fama tocando no teatro Lira Paulistana, e, infelizmente, morreu anos atrás, com 50 anos.
Inclusive quando era garoto, vivia na música, mesmo que não fosse por ela. Seu pai era pai-de-santo, e dá-lhe percussão a infância toda. Quando mais maduro, fez história com sua irreverência, com sua poesia, com seu gingado e, sobretudo, com sua criatividade. Seja nas letras que compunha ou nas músicas em que interpretava, Itamar era sempre novidade, e boa novidade.
Uma das brigas que Itamar comprava era com grandes gravadoras, sempre vangloriando da sua independência. A conseqüência disso, ao que tudo indica, foi a publicação de críticas que retratavam seu som como ruim ou “difícil”. Ironicamente, gravou seu último disco em uma grande gravadora, e este carregava o nome: “Intercontinental!! Quem diria!! Era só o que faltava!!”
Em 1983, Itamar gravou seu único álbum ao vivo: “Às Próprias Custas S.A”, onde criticava, em sua forma, esse sistema de música de mercado criado pelas gravadoras de grande porte. Contava com uma formação que chegou a ser bem convencional: Itamar com a Banda Isca de Polícia, com quem ele chegou a gravar outros discos, como “Beleléu, Leléu, Eu”.
Muitas vezes, quando artistas gravam seus discos em apresentações ao vivo, o som fica um tanto sujo e com ar pouco profissional. Ao meu ver, isso não se aplica a esse álbum, que tem sempre um som bem limpo e, por mais incomum que isso seja, um quê silencioso que é pra lá de pertinente. Cabe dizer que além de gravar faixas de sua própria autoria (como “Oh Maldição” ou “Amanticida”), Itamar regravou, também, renomados nomes da música brasileira, como Jards Macalé (“Negra Melodia”) e Adoniran Barbosa (“Vide Verso Meu Endereço”).
Escute, escute, escute!

Faixas:
1.Negra Melodia
2.Você Está Sumindo
3.Vide Verso Meu Endereço
4.Fico Louco
5.Noite de Terror
6.Oh! Maldição
7.Amanticida
8.Batuque
9.Peço Perdão
10.Que Barato
11.Denúncia dos Santos Silva Beleléu

linki nos comentis

Um comentário:

yuribt disse...

Esse disco é sensacional.