sexta-feira, 11 de junho de 2010

Marva Wright - Born With The Blues (1993)


Nascida na Louisiana em 1948 "Marvalous" Marva Wright é uma cantora de blues pouco convencional. Começou, como outros cantores de blues, cantando em igrejas e seu único acompanhamento era o piano da mãe. Sua grande influência foi a estimada cantora de gospel Mahalla Jackson. "Marvalous" Marva Wright faleceu este ano, aos 62 anos de idade, como consequência de dois infartos sofridos no final do ano passado.
Curiosamente Marva demorou a começar sua vida profissional como cantora. Apenas em 1987 ela começou a cantar, mas apenas para sustentar a família com um segundo emprego. E foi em 1989 que foi feita a primeira gravação numa performance ao vivo na mítica cidade do jazz, Nova Orleans. Em 1991 estorou com uma performance durante o Super Bowl e no mesmo ano lançou seu primeiro disco intitulado Heartbreakin' Woman. Em 1993 lançou a segunda peça chamada Born With The Blues e é esse disco que vai quentinho, direto do forno para o Saqueando.
Um disco de blues sensacional para ninguém por direito, com claras influências de Koko Taylor e muita pegada Gospel no som de Marva Wright, a Rainha do Blues, como era conhecida. "The Glitter Queen" parece uma introdução da Marva sobre si mesma, depois de fazer sucesso ela pareceu se ver como uma grande cantora que, infelizmente, demorou a cantar para o mundo. "What's Wrong", música com uma pegada Buddy Guy de ser é um pesado blues com muuuito feeling. "Before I Met You" tem um piano e órgão muito bem tocados. A faixa a seguir, homônima ao disco, é "Born With The Blues" com um vocal emocionante e uma guitarra de acompanhamento suave e gentil, para não roubar o brilho da cantora. Mais adiante temos "Pray" que é uma exuberante mostra de influências do Gospel assim como "It's So Nice". Seguindo a lógica das influências também regrava "Hound Dog" de Jerry Leiber e Mike Stoller gravada originalmente por Willie Mae "Big Mama" Thorton.
Enfim. Eu sou meio suspeito para falar de Blues. Mas ainda assim, esse é um cdzaço de primeira que você não acha por essas bandas em que vivemos, ou seja, do lado de cá do Equador e do Atl.ântico. Curta aí uma sonzeira louca e brilhante. Se tiver na gringa e me conhecer, traz um outro cdzinho dela pra mim, vá?

Faixas
  1. "The Glitter Queen" 4:11
  2. "What's Wrong" 3:53
  3. "Three Times" 3:35
  4. "Before I Met You" 5:15
  5. "Born With The Blues" 5:24
  6. "It's Gonna Be Alright" 5:32
  7. "Been & Gone" 3:05
  8. "Pray" 5:02
  9. "Hound Dog" 5:33
  10. "It's So Nice"5:46
  11. "He's On The Way" 3:13
  12. "Do Right Woman - Do Right Man" 5:38
  13. "Can't Nobody Love You" 2:42
Tá lá, como sempre, nos comments

2 comentários:

lampiao disse...

http://kvxsrn.link-protector.com

Lampeão disse...

http://lix.in/-908cc2