quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cream - Fresh Cream (1966)


Seguindo a toada daquele último post, eu confirmo o que disse e trago para vós um novo disco no saqueando, depois do primeiro disco de Jimmy Page pós Yardbirds e do primeiro disco Jeff Beck pós Yardbirds trago o primeiro disco de Eric Clapton pós Yardbirds.
O Cream foi formado em 1966 após a saída do gênio, guitarrista e vocalista Eric Clapton do Grupo Yardbirds e da John Mayall's Bluesbreakers, por sentir-se sufocado (parece papo de namorado), mas quem diria que naquele momento ele (Clapton) já era considerado o melhor guitarrista da Inglaterra, e não por falta de razões.
Foi nesse mesmo ano que encontrou Ginger Baker, baterista do Graham Bond Organisation, que apresentou Jack Bruce, baixista, pianista e gaitista, que também tocava na GBO e estava cansado dos ataques de Graham. O acordo se deu numa estrada para Londres, Baker propôs e Clapton aceitou sob uma condição, que Jack Bruce fosse o baixista.
Senhoras e senhores temos o primeiro grande trio da história do Rock'n'Roll, isso por que além deles eu penso na Jimi Hendrix Experience, vale lembrar que Hendrix era fã assumido do Cream e quis uma banda apenas com três membros em função da banda inglesa, além dessas duas eu consigo lembrar só do Rush e do Emerson, Lake & Palmer, mas nenhuma é tão emblemática quanto a Experience ou o Cream.
Bom, meus caro o primeiro cd traz excelentes músicas além de grandes demonstrações de aptidão dos músicos (leia-se fodelância [sic] músical, e me desculpem pelo termo, mas hoje eu vou deixá-lo aqui) o Cream é uma das primeiras sementes do Rock Psicodélico que englobaria tantos artistas que nem vale à pena citar.
Músicas como "I Feel Free" e "Toad" são mais conhecidas ao ouvido, mas fica a dica para "Spoonful", "Cat's Squirrel", o blues, que aponta muito bem o gosto de Clapton, "Sleepy Time Time" e todas as outras. CDZAÇO

Faixas:
  1. "I Feel Free" 2:53
  2. "N.S.U." 2:48
  3. "Sleepy Time Time" 4:24
  4. "Dreaming" 2:01
  5. "Sweet Wine" 3:20
  6. "Spoonful" 6:29
  7. Cat's Squirrel" 3:08
  8. "Four Until Late" 2:11
  9. "Rollin' And Tumblin'" 4:44
  10. "I'm So Glad" 3:59
  11. "Toad" 5:12
  12. "The Coffee Song" 2:47
  13. "Wrapping Paper" 2:24
Link nos Comments

4 comentários:

Lampeão disse...

http://lix.in/-8ebe7c

ste disse...

Mais um que tava faltando na minha biblioteca!
Valeu, ótimas escolhas pro blog.
Te cuida amigo Lampeão.

Lampeão disse...

falou

franciscarlos ramalho disse...

é cream ? opa ai sim tô dentro !!!