sexta-feira, 17 de setembro de 2010

The Kinks - Are The Village Green Preservation Society (1968)


Ah o rock'n'roll.
Outra grande banda do gênero vai pipocar hoje no saqueando, sim, The Kinks.
O The Kinks era uma banda inglesa muito boa, se você quer saber mesmo. Estouraram em 1964 com o disco The Kinks, que trazia alguns covers como "Beautiful Delilah" e "Too Much Monkey Business" de Chuck Berry, assim como tinha também músicas próprias como o sucesso "You Really Got Me", lançado em agosto do mesmo mês e razão principal do grande sucesso da banda.
A formação original do grupo consistia nos irmãos (Dave e Ray) Davies, ambos guitarristas, Pete Qualife, baixista e Mick Avory, baterista. Nos estúdios ainda tinham a companhia de Nicky Hopkins, pianista, aquele do cd Truth (1968) do Jeff Beck.
Enfim, em 1968 a banda lançou o seu último cd com a formação original. O disco em questão é esse do título enorme aí. É um disco conceito, inspirado numa viagem de Ray Davies para a cidade rural Devon.
O disco é tido como um dos melhores e mais influentes da banda, é claro que não faltam comparações com o sgt Peppers, mas eu vou me abster de falar qualquer coisa nesse aspecto, quem se interessar em falar, tem meu convite para fazer algum comentário. Músicas como "The Village Green Preservation Society", "Village Green" (música que foi o fator catalístico na gravação do disco, uma vez que ela foi tocada pela primeira vez nas gravações de Something Else (1967)), "Picture Book", "Animal Farm" e várias outras mostram o que é o disco, uma mescla de baixo e bateria bem tocados, precisos, conscientes, uma guitarra sem pressa e arranjos vocais espetaculares (aqui vale um comentário próprio, lembrei da Tulipa Ruiz, na música "Picture Book" (do Kinks), os backing vocals do grupo inglês lembram o vocal da cantora em "Às Vezes").
Aquele abraço, em breve pirações peruanas do Caião.

Faixas:
  1. "The Village Green Preservation Society" 2:53
  2. "Do You Remember Walter?" 2:28
  3. "Picture Book" 2:36
  4. "Johnny Thunder" 2:30
  5. "Last of The Steam-Powered Trains" 4:12
  6. "Big Sky" 2:52
  7. "Sitting By The Riverside" 2:25
  8. "Animal Farm" 3:03
  9. "Village Green" 2:13
  10. "Starstruck" 2:30
  11. "Phenomenal Cat" 2:40
  12. "All of My Friends Were There"
  13. "Wicked Anabella" 2:45
  14. "Monica" 2:20
  15. "People Take Pictures of Each Other" 2:18
Link devidamente colocado onde pertence, nos palpites.

2 comentários:

Lampeão disse...

http://lix.in/-892ddc

Anônimo disse...

Essa é uma das minhas bandas favoritas. Eu curto muito esse som dos Kinks. Eles fazem um autêntico Rock Britânico e não deve nada a ninguém. Eles sempre serão um influência pra todos musicos e para várias bandas de Rock. The Kinks 4 ever...

Delton Santos