segunda-feira, 5 de abril de 2010

Almirante - A Maior Patente do Rádio (1930-40)



Um musicão. Almirante foi um musicão. Além de radialista, foi um grande compositor e intérprete do samba brasileiro. Ele é o compositor de notáveis marchas carnavalescas, como “Touradas em Madrid” ou “Tarzan”. Essas e outras marchas rolam pelas ruas até hoje, mesmo que cada vez menos.
A carreira musical de Almirante começou no fim da década de 20, com a formação de um pequeno grupo musical em 1928, o “Flor do Tempo”. Neste, Almirante acompanhava companheiros cariocas, como o depois reconhecido Braguinha.
Poucos anos depois, esse grupo acabou, e Almirante se juntou a músicos como Noel Rosa em um outro grupo, denominado o “Bando de Tangarás”. Na verdade, talvez seja mais correto dizer que o “Flor do Tempo” fagocitou Noel Rosa e Alvino e formou-se o “Bando de Tangarás”. Nesta nova formação, os sambistas tocavam temas para lá de bem humorados, como “Viemos do Norte”.
Na Era de Ouro do rádio, Almirante adotou o apelido de “a maior patente do rádio”, que deu, inclusive, nome ao disco aqui presente. Neste, ele não poderia ter interpretado as marchas de maneira mais coerente. Estão reunidas nesse álbum gravações tomadas ao longo da década de 30, com vários notáveis companheiros de Almirante. Não falta nem sentimento, nem beleza e nem animação. Destaque as faixas “Tarzan” e “Apanhei um Resfriado”, onde Almirante alicia uma letra muitíssimo elaborada, com uma métrica única. Os arranjos desse álbum também são bem legais, com uma flauta ali, um pianinho aqui. A percussão também é indispensável.
Coisa boa, coisa boa.

Faixas:

1. Trem Blindado
2. Foguinhos
3. Símbolo da Paz
4. Tarzan
5. Ninguém Fura o Balão
6. Contrastes
7. O orvalho Vem Caindo
8. História do Brasil
9. Vida Marvada
10. Assim como o rio
11. A Benção Papai Noel
12. Apanhei um Resfriado

chip-chip, link nos comentários.

Um comentário:

Batistti disse...

http://www.mediafire.com/download.php?aj31txcg3zq

esse link é do blog TOQUE MUSICAL