quinta-feira, 8 de abril de 2010

George Benson - The Other Side of Abbey Road (1969)



Em 1969, enquanto os Beatles ainda estavam colhendo os frutos do álbum Abbey Road, George Benson logo foi regravar certas das faixas do disco. O resultado foi “The Other Side of Abbey Road”, um álbum com 5 faixas, contendo 10 músicas do disco referenciado.
O que você deve estar pensando é como um disco pode ter o dobro de músicas do que de faixas, e isso se dá devido ao uso (e não abuso) de medleys nos arranjos propostos (como quando ele fez a adorávell junção contrastante de Something"/"Octopus's Garden"/"The End").
O álbum é breve, com cerca de meia hora, mas é muitíssimo bem trabalhado. A formação nas músicas contou, no total, com vinte e cinco músicos, estando entre eles grandes figuras do jazz, como o pianista Herbie Hancock e o baixista Ron Carter. Falando nisso, o disco é predominantemente jazzístico, mas com um toque de orquestração cá (vide “Here comes the Sun”) e um pingo de bossa lá (como em “You Never Give Me Your Money”). Dentre o jazz, predominam as baladas, como em “Golden Slumbers” ou “Oh, Darling”.
Seja no vocal ou na guitarra, George Benson é gênio. Toca com um tremendo respeito, mas com um baita sentimento. Existem, inclusive, faixas em que ele alterna os instrumentos, como “Something”, permitindo-se fazer solos ótimos, mesmo que a proposta de solos em Beatles seja um tanto perigosa.
O omelete entre jazz e Beatles coube muito bem nesse caso
Jazz na sua melhor forma. Grandes solos, grandes temas, grande banda e grande encaixe entre todos os citados.

Tracklist:
1. Golden Slumbers/You Never Give Me Your Money
2. Because/Come Together
3. Oh! Darling
4. Here Comes The Sun/I Want You (She's So Heavy)
5. Something/Octopus's Garden/The End

link in comments.

6 comentários:

Batistti disse...

http://rapidshare.com/files/198437375/A_M_3028.zip

Anônimo disse...

eu não sei o porquê, mas sempre achei o Benson um músico medíocre...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Crazy Gorila disse...

po cara... baixei isso aí.. e de novo eu confirmei a minha hipótese de que ele é na verdade um arranjador meia boca

Anônimo disse...

Medíocre? Meia boca?

É para rir?

Ney disse...

vcs são uns medíocres metidos a entendedores de musica. Escuta o que este cara fez até hoje. Olha com quem ele tocou..., veja quem são os seus produtores..., vejam quantos grammys ele ganhou. Todo ano ele lança um disco..., que pode não ser dos bons (como o ultimo)..., mas antes da falar do cara..., escutem e leiam o que ele fez. O cara é muito bom..., tem seguidores, como Norman Brown (escuta o cara e veja o braço da sua guita..., vejam quais iniciais estão lá) e tem história.