domingo, 9 de maio de 2010

Grand Funk Railroad - Grand Funk (The Red Album) (1970)

Eis um CD que me tira do chão sempre que eu escuto.
Grand Funk Railroad é uma banda de Michigan, nos EUA, formada em 1964 por Mark Farner na guitarra e vocais, Don Brewer, bateria e vocais, Craig Frost no teclado e Don Lester no baixo. Sob o nome de Jazzmasters tocavam rock'n'roll sério em bares e escolas da cidade. Em 4 anos, membros vão e outros vêem e em meados de 1968 um trio surge: o guitarrista Mark Farner e Don Brewer, batera, sobrevivem ao tempo e juntam-se a Mel Schacher e inspirados numa estrada de ferro que passa pela cidade de Flint batizam-se de Grand Funk Railroad.
Em 1970 lançam o que é para mim um dos maiores discos de roc'n'roll da história, o Grand Funk, também conhecido como o Red Album, um disco cheio de groove e funk, com guitarra pegada e baixo rasgado, uma bateria invocadíssima e tudo bem tocado. Ouvindo o som dgrupo é difícil dizer que é um trio de três pessoas mesmo.
Com grandes influências do Soul e do Funk o grupo fez um som único na sua época, a discrição de todas as músicas se passaria mais ou menos por aquilo que eu acabei de dizer no parágrafo acima, mas é possível notar também algumas notas de country em alguns riffs de guitarra, como em "In Need" que a banda é até confundível com bandas como Lynyrd Skynyrd. "Got The Thing on The Move" é tradução daquilo que é um funk misturado com hard rock pesadíssimo e é com certeza uma das sonzeiras mais loucas que eu já escutei. 'Mr. Limousine Driver" e "Please Don't Worry" são dois rock'n'rolls de fazer inveja a qualquer banda cara.
Lembra quando disse que música é para te tirar da cadeira? Então, mesmo com arranjos simples a banda é aquela que, na minha opinião, fez um dos sons mais agradáveis e excitantes da década de 70 e final de 60. Tocam até hoje, para quem estiver interessado, mas como antes, já houve alguma troca de membros.
Como eu to com preguiça de fazer uma descrição precisa de cada música vou mandar o post assim mesmo, tomara que não desaponte o modo mais compacto e preguiçoso de escrita adotado aqui.

Faixas:
  1. "Got This Thing on the Move" – 4:38
  2. "Please Don't Worry" – 4:19 (Don Brewer/Farner)
  3. "High Falootin' Woman" – 3:00
  4. "Mr. Limousine Driver" – 4:26
  5. "In Need" – 7:52
  6. "Winter and My Soul" – 6:38
  7. "Paranoid" – 7:50
  8. "Inside Looking Out" – 9:31 (John Lomax, Alan Lomax, Eric Burdon, Bryan "Chas" Chandler)

Bonus Tracks - CD Release

  1. "Nothing is the Same (Demo)"
  2. "Mr. Limousine Driver (Versão Extendida)"
Link nos Comments *~

6 comentários:

Lampeão disse...

http://kxvrcs.link-protector.com

Virginia A. disse...

Sempre com posts geniais.

Lampeão disse...

muito obrigado! com comment assim fica mais gostoso fazer isso!

Virginia A. disse...

Sei como é, lido com isso.

Lampeão disse...

http://lix.in/-8bf911

Alexandre disse...

Concordo! É um disco muito invocado! Aliás, vários discos dessa banda valem muito a pena. Tô aqui curtindo ele num vinil recém comprado.