segunda-feira, 21 de junho de 2010

Led Zeppelin - Led Zeppelin I (1969)



Boa tarde meus caros, eu tô de férias e to pirando aqui.

-=Caso não conheça a banda (o que me assusta pacas) comece a ler aqui.=-

Em 1968 um grande grupo inglês por onde passaram grandes guitarristas se desfez. Esses três guitarristas eram Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. Esse último sujeito acabou com a responsa de levar essa banda inexistente, Os Yardbirds, até a Escandinávia e tocar uma turnê pré arranjada. Então o senhor Page dispara a formar a banda dos sonhos que sempre sonhou que seria Steve Winwood ou Steve Mariott nos vocais, a cozinha do The Who, Keith Moon na bateria e John Entwistle no baixo, dois que foram colocados entre os melhores de seus instrumentos e consigo mesmo e Jeff Beck nas guitarras. É óbvio que ninguém topou.
Então o abacaxi teve de ser corrigido aos poucos. Ao procurar Terry Reid para ser o vocalista este recomendou Robert Plant do Band of Joy, Plant arrastou o amigo John Bonham e por sugestão da esposa, John Paul Jones ligou para Page e perguntou sobre a vaga, este fechou a banda no instante. Com esse grupo formado temos o The New Yardbirds que iriam tocar na escandinávia.
Ao retornar da turnê eles fixam o nome Led Zeppelin em função da lendária e já conhecida expressão de Keith Moon sobre a super banda, que essa seria como um zepelim de chumbo, Lead Zeppelin Por sugestão do empresário Peter Grant eles tiram o "a" de Lead para não gerar confusões com os americanos e seu "Leed".
O Led Zeppelin ficaria famosíssimo com o tempo, conhecidos como os inventores do Hard Rock e, infelizmente, do Metal. Conhecidos pelo rock&roll muito misturado ao blues a banda inglesa é uma das mais influentes da década de 70.
E provavelmente tudo isso que eu disse foi à toa, pois a banda fez sua própria fama.

-=Caso conheça a banda, comece a ler por aqui.=-

Mas além de festas e bebedeiras da década de 70 eu quero lembrar do comecinho, em 1969, depois da consagração de Woodstock e do Monterey Pop Festival, uma banda inglesa lança um primeiro disco bastante embebido em blues e com inovações puxadas de estilos músicais mais variados.
O Led Zeppelin I foi o primeiro disco da banda e traz algumas músicas da primeira turnê pela escandinávia como "I Can't Quit You" e "You Shook Me" de Willie Dixon, composições dos próprios músicos da banda como os incríveis rock&rolls que são "Good Times Bad Times" de qual a conhecidíssima batida de guitarra, baixo e bateria fazem o sangue pulsar mais rápido, o groove dos pequenos fraseados de John Paul Jones no baixo e o incrível solo de Jimi Page e "Communication Breakdown" que exprime exatamente o que seria a banda, a guitarra pesada em distorção, o baixo sempre preciso e por vezes inquietante de John Paul Jones as monstruosas performances de John Bonham na bateria, o rasgado e influente vocal de Robert Plant e os rápidos e "pentatônicos" solos de Jimi Page. A música que mais marcou a banda nesse disco foi, com certeza, a composição de Page, "Dazed and Confused" famosa pela "macabra" linha de baixo e pelo famoso solo de guitarra usando um arco de violino feito em shows.
É um disco bastante único, com blues como "You Shook Me" ou "Your Time is Gonna Come" (que por sinal pulsa ao som do órgão do baixista, multinstrumentista na real, John Paul Jones).
Não é uma peça rara, nem essencial na real.. bom, talvez seja essencial para a história da música, mas nada como Os Beatles foram. Só que todo mundo já teve aquela fase na qual se ama o Zeppelin, to certo?
Fica aí, de brinde para quem se interessar.

Faixas:
  1. "Good Times Bad Times" 2:46
  2. "Babe I'm Gonna Leave You" 6:41
  3. "You Shook Me" (Willie Dixon) 6:28
  4. "Dazed and Confused" 6:26
  5. "Your Time is Gonna Come"4:35
  6. "Black Moutain Side" 2:13
  7. "Communication Breakdown" 2:30
  8. "I Can't Quit You Baby" (Willie Dixon) 4:43
  9. "How Many More Times 8:28
tá lá nos comments, com sempre

2 comentários:

Lampeão disse...

http://kvnmcr.link-protector.com

Lampeão disse...

http://lix.in/-8d7f80