quinta-feira, 17 de junho de 2010

Os Mutantes - Jardim Elétrico (1971)

Direto de Johannesburgo trago-lhes um novo disco ao Saqueando!
Pediram! então, com atraso de alguns meses, talvez, lhes trago outra pérola dessa grandíssima banda brasileira. Lhes trago, direto de 1971 o espetacular Jardim Elétrico dos Mutantes.
Um disco singular, como todos os outros álbuns da banda que merece mais elogios que eu posso oferecer. O Jardim Elétrico foi lançado em 1971, é o quarto álbum dos Mutantes, sem contar o Tecnicolor que, apesar de ter sido gravado antes, em Paris, no Mesmo ano foi lançado apenas em 1999 ou 2000, se não me engano. É nessa época que a banda corria por viagens psicodélicas e fez um som brilhante, bastante inspirado na música americana e inglesa. Quatro das músicas que aqui estão foram originalmente gravadas no estúdio La Dame de Paris para serem lançadas no Tecnicolor. Todas as músicas foram gravadas por Rita Lee nos vocais, Sérgio Dias na guitarra, Arnaldo Baptista no teclado, Dinho Leme na bateria e Liminha no baixo, tem ainda a participação do grande Rogério Duprat que fez os arranjos orquestrais.
O disco começa com "Top Top", um roquenrou famoso, os conhecidos vocais agudos no início e os versos cantados mais agudos ainda parecem o sarcasmo da banda, uma guitarra muito funkeada de Sérgio Dias e um solo sensacional. Aula de música com os Mutantes. Continua com "Benvinda" que podia ser mais uma música meio melosa do Tim Maia tal como é dito no verso do disco: "Qualquer semelhança com Tim Maia não é mera coincidência", mas sobra musicalidade verde e amarela com os backingvocals e arranjo de metais. "Tecnicolor" mostra a psicodelia brasileira no que pode ser seu auge. É uma das músicas que seriam lançadas no disco gringo, toda cantadada em inglês, um baixo lindo e guitarra brilhante, bateria de samba e muito sabor para algo que nao devia ser meramente escutado. "El Justiceiro" uma música puramente latina, cantada em espanhol e inglês é a letra sarcástica sobre o herói que cobra dinheiro. "It's Very Nice Pra Xuxu" começa com um timbre de órgão de igreja é outra peça singular da banda com vocais que começam lamentando e mudam para a voz rasgada de Arnaldo esganiça as palavras precisamente. "Portugal de Navio" tem um baixo e voais pesados e reconhecíveis até por quem é surdo a tons. Mas o que começa como uma história de jazz, blues pesado vira um roquenrou brazuca de vocais agudos e transformam uma sobriedade grave em psicodelia aguda, É também uma das poucas músicas que Os Mutantes incluem um solo de gaita, termina com o piano de Arnaldo solando perfeitamente, talvez seja a música de menos sonaridade brasileira do grupo. "Virgínia"é outra música pouco brasileira, mas curiosamente agradável a quem a escuta. A faixa título a seguir é um compulsivo roquenrou com órgão pesado e guitarra incansável de Sérgio Dias, brilhante, psicodélica, brazuca invocada. "Lady Lady" é quase Beatles, a canção traz muita sonoridade de Liverpool, se não fosse a flauta e o solo, a sutil flauta logo no começo e a mudança de ritmo para algo acelerado e novamente impetuoso não assustaria ser gringa e estar no Revolver, Saravá. "Saravá" é mais roquenrou incansável e pesado em cima de uma típica expressão brasileira, cheia de distorção a música se contrasta com o final. "Baby" do Caetano Veloso cantada em inglês é outra pérolinha que os mutantes dão para a gente relaxar ao final de muita intensidade sonora.
Bem, é essa a minha forma de lhes dizer o que é esse disco, estou meio cansado agora e não tenho a mesma disposição que eu tive para outros álbuns, só que o que eu trago é uma pérola da música brasileira que é impossível de não ter no seu computador.
Grande abraço, e logo mais Gal - Fa-Tal

Faixas
  1. "Top Top" (Os Mutantes) 2:27
  2. "Benvinda" (Os Mutantes) 2:48
  3. "Tecnicolor" (Os Mutantes) 3:57
  4. "El Justiciero" (Os Mutantes) 3:55
  5. "It's Very Nice Pra Xuxu" (Os Mutantes) 4:49
  6. Portugal de Navio" (Os Mutantes) 2:43
  7. "Virginia" (Os Mutantes) 3:27
  8. "Jardim Elétrico" (Os Mutantes) 3:14
  9. "Lady Lady" (Os Mutantes) 3:33
  10. "Saravá" (Os Mutantes) 4:25
  11. "Baby" (Caetano Veloso) 3:40
Link nos Coments*~

5 comentários:

Lampeão disse...

http://kvkrnw.link-protector.com

Virginia A. disse...

Sensacional!

Lampeão disse...

sempre muito grato!

Anônimo disse...

ta sem o ano

Lampeão disse...

http://lix.in/-8f0621