sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Donovan - Sunshine Superman (1966)

Para o horror do artista aqui homenageado, devo dizer que é quase impossível discorrer sobre seu trabalho sem citar Bob Dylan. Afinal, todo bom fan do Bob já viu o filme “No Direction Home” e sabe quem é Donovan – que no filme foi colocado no papel de um quase vilão.
Donovan Philips Leitch nasceu em Glasgow, Escócia. Foi considerado a resposta do Reino Unido a Dylan, foi acusado diversas vezes de imitá-lo e foi até vaiado furiosamente em um show do americano, depois de ser mencionado em sua música “Talking World War Three”. Em 1965 Joan Baez finalmente introduziu a Dylan seu suposto inimigo e, aparentemente, os dois se deram bem.
Embora tenham estilos semelhantes, a musica dos dois tem caracteristicas distintas. Enquanto a musica de Bob Dylan viaja por entre os becos sujos da América falando de crueldade e realidade, Donovan incorporou folk, psicodelismo e jazz, tendo quase 30 discos gravados. Foi um dos primeiros músicos britânicos a adotar a imagem “Flower Power” e suas letras eram otimistas e refletiam a ideologia hippie. Ele tambem se tornou amigo proximo de John Lennon e Brian Jones, sendo um dos raros a contribuir com as musicas dos Beatles.
O disco Sunshine Superman, de 1966, conta com lindos arranjos de citara e violino, com letras que exalam psicodelia, falam de sonhos e viagens (leia-se LSD), como em “The Trip” e “Sunshine Superman”. Todas as faixas são deleitáveis, mas dou destaque principalmente para “Three King Fishers”, que é misteriosamente bela e possui lindos trechos de citara e para “Season of the Witch”, com um belo vocal e as guitarras elétricas de Eric Ford e de ninguem menos que Jimmy page!

1.Sunshine Superman
2.Legend of a Girl Child Linda
3.Three King Fishers
4.Ferris Wheel
5.Bert's Blues
6.Season of the Witch
7.The Trip
8.Guinevere
9.The Fat Angel
10.Celeste


(Le link dans les commentaries)

2 comentários:

Anônimo disse...

http://rapidshare.com/files/236430441/0098.rar.html

l. disse...

Links em torrent:

http://thepiratebay.se/torrent/3428555/ [em MP3, dois albuns desse artista. Selecione o que quiser ou delete depois de fazer download ou ainda ouça-o]


http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=3557679 [em FLAC, para fazer download é necessário cadastro no site e clicar nesse disquetinho com .torrent escrito embaixo]