sábado, 16 de janeiro de 2010

Joelho de Porco - São Paulo 1554-Hoje (1976)

Lançado em 1976, São Paulo 1554-Hoje é o primeiro LP do Joelho de Porco. Consagrou a banda, que já era conhecida por seus shows hilários e um compacto simples de três anos antes, como a pioneira do estilo roqueiro bem-humorado que nos anos 80 seria adotado por vários outros grupos, como o Língua de Trapo.
Anárquico, unindo o deboche com um rock meio pesado, este disco é, do começo ao fim, pura tiração de sarro. Traz músicas que se tornaram clássicos do Joelho, como Mardito Fiapo de Manga e a 'caliente' México Lindo, que mistura o português com um vocabulário manjado de espanhol. Aeroporto de Congonhas, puro punk-rock, é a 'triste comédia da família paulistana', que, não tendo praia, passa todos os domingos no aeroporto pra ver avião descendo e subindo. Aviação também é tema da bem-embalada Boeing 723897, talvez uma das melhores músicas que a banda gravou em toda carreira. Cruzei Meus Braços... Fui Um Palhaço, A Lâmpada de Edison e a sensacional Debaixo Das Palmeiras aproveitam o clima dramático criado pelas músicas pra esculachar em letras absurdas. Por fim, ainda é preciso mencionar São Paulo By Day, conhecida equivocadamente também pelo nome de 'Trombadinha', quase uma música-tema do Joelho de Porco para a metrópole paulista.
São Paulo 1554-Hoje é, sem sombra de dúvidas, um álbum fantástico. Após seu lançamento, o vocalista e baterista Próspero Albanese se afastou da banda, sendo substituído pelo ator Ricardo Petraglia, com quem o Joelho chegou a se apresentar em alguns shows. Entretanto, este logo abandonou o conjunto, tendo seu lugar tomado pelo argentino Billy Bond. Com Billy, o Joelho de Porco embarcaria numa fase mais agressiva, gravando mais um álbum, homônimo, em 1978 e se dissolvendo no ano seguinte. A banda se reuniu novamente em 1983 para gravar o clássico LP Saqueando A Cidade, cujo nome tomamos emprestado para batizar este blog.

Faixas:
1. Hey Gordão
2. Boeing 723897
3. Mardito Fiapo de Manga
4. Cruzei Meus Braços... Fui Um Palhaço
5. Debaixo das Palmeiras
6. México Lindo
7. Aeroporto de Congonhas
8. São Paulo By Day
9. A Lâmpada de Edison
10. Meus Vinte e Seis Anos

Faça o download de "São Paulo 1554-Hoje" pelo link nos comentários.

2 comentários:

C. Maravilha disse...

http://www.easy-share.com/1908936780/Jlh_De_Prc_Sao_Paulo_1554_Hoje_1974.rar

Luiz Felipe disse...

Valeu pelo disco!