quarta-feira, 30 de junho de 2010

Volta Sêca - Cantigas de Lampeão (1957)

Nascido no Sergipe em 1918, Antônio dos Santos abandonou a família ainda cedo, juntando-se, com apenas 11 anos, ao bando de Lampião. Enquanto cangaceiro, ficou conhecido pelo apelido de Volta Seca e tornou-se uma das figuras mais importantes do grupo. Preso pela primeira vez em 1932, fugiu e voltou à cadeia duas vezes, até ganhar sua liberdade em 1954, em função do "perdão" que lhe foi concedido pelo presidente Getúlio Vargas.
Marcado pela sociedade, o retorno às ruas foi um desafio para Volta Seca, que casou-se e foi morar no Nordeste. Entretanto, após um convite do cineasta Lima Barreto para criticar o filme "O Cangaceiro" em São Paulo, Antônio dos Santos mudou-se para o Sudeste, onde conseguiu emprego em uma ferrovia. Tendo ganhado maior destaque na mídia após esse evento, o ex-cangaceiro conseguiu gravar, pela Continental, o presente álbum.
Com instrumentação do maestro Guio de Moraes, o disco conta com oito canções populares do bando de Lampião, todas assinadas por Volta Seca. Em ritmo de baião e acompanhado por zabumba, triângulo, sanfona e vocais de fundo, Antônio dos Santos solta sua voz trêmula e doída em cada uma das músicas. Algumas delas são bem conhecidas, como "Acorda Maria Bonita", sempre usada para despertar o bando, e "Mulher Rendeira", que aqui aparece com os mesmos versos cantados na ocasião em que os cangaceiros invadiram a cidade de Mossoró. Outras, menos, como as líricas "A Laranjeira" e "Se Eu Soubesse".
Entre uma faixa e outra, há ainda curtos trechos de narração de Paulo Roberto, o então apresentador da Rádio Nacional. Neles, o radialista dá as devidas introduções às canções, explicando-as com um tom romanceado característicos dos anos 50.
Enfim, sem mais delongas, o que temos aqui não é um disco qualquer! É nada mais nada menos que uma legítima preciosidade da cultura e história do Nordeste brasileiro e, por que não?, uma genuina expressão da arte humana mundial. Viva o cangaço!

Faixas:
1- Acorda Maria Bonita
2- A Laranjeira
3- Ia Pra Missa
4- Mulher Rendeira
5- Se Eu Soubesse
6- Sabino e Lampeão
7- Escuta Donzela
8- Eu Não Pensei Tão Criança

Linque para o dáunloude nos comentário, ô cabra da peste.

3 comentários:

Caio disse...

http://www.easy-share.com/1903957756/Volta_Seca.rar
eis aqui

Caio disse...

pros vargulinos que quiserem ler mais:
http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=31251

Lampeão disse...

cacete que belo post, me sinto até homenageado aqui