domingo, 1 de agosto de 2010

Luiz Gonzaga - Canta Seus Sucessos Com Zé Dantas (1959)


Som de cabra macho.
Na minha terra, Pernambuco (sério), em Exu, nasceu um sanfoneiro arretado em 1912 no dia 13 de dezembro, filho de Januário dos Santos e Ana Batista de Jesus, seu nome é Luiz Gonzaga. Só, nada de Januário dos Santos, como seus oito irmãos. Foi com seu pai, que consertava e tocava acordeão que Gonzaga aprendeu a tocar o instrumento. Antes mesmo da adolescência já acompanhava seu pai em bailes, forrós e festas. Aos 18 anos entrou no exército e viajou pelo país, em Minas Gerais conheceu Domingos Ambrósio, conhecido tocador de acordeão que lhe ensinou sobre música.
Em 1939 decidiu sair do exército e se dedicar à música. Tentou a princípio ganhar a vida tocando sambas, choros, fox e algumas músicas estrangeiras que nunca deram a ele sucesso. Até que no programa de Ary Barroso tocou "Vira e Mexe", depois do contrato com a rádio nacional também veio a idéia de torná-lo o personagem que toca vestindo roupas regionais, no caso dele roupa do vaqueiro.
Nesse tempo aí grandes parcerias como o compositor Humberto Teixeira, com o qual escreveu "Asa Branca". Mas essa parceria fica para outro dia. Hoje é o cd de músicas compostas com Zé Dantas entre elas "Xote das Meninas", "Vem Morena" e uma que me agrada peculiarmente que é "O Forró de Mané Vito".
Junto a Zé Dantas o Gonzagão tornou o baião um estilo musical de sucesso no Brasil. Belo trabalho, influenciado Gilberto Gil, Tom Zé, Dominguinhos e infinitos outros que prezem pela boa música brasileira.
Fica a dica.

  1. "Sabiá" 2:29
  2. "O Xote Das Meninas" 2:54
  3. "Vem Morena" 3:20
  4. "A Volta da Asa Branca" 2:47
  5. "A Letra I" 2:26
  6. "O Forró de Mané Vito" 2:15
  7. "A Dança da Moda" 3:07
  8. "Riacho do Navio" 2:39
  9. "Vozes da Seca" 2:43
  10. "Cintura Fina" 2:34
  11. "Algodão" 2:40
  12. "Paulo Afonso' 2:46
Fica a dica nos Comments

7 comentários:

Lampeão disse...

http://kmzskz.link-protector.com

Flabbergast disse...

hmmm... estranho, tenho esse post na minha blog. Por caso, vc tá usando meu link????...

olha, eu tbm moro em Pernambuco, no Mata Norte. abraço, Flabbergast

Lampeão disse...

então, eu tava procurando esse disco para postar aqui, eu baixei do teu blog, subi ele e postei aqui outro link... sou de recife mas moro em são paulo

abração grande trabalho pelo blog lá, muito bom!

Anônimo disse...

Larga essa sua facul de preibói, e vai vive de música, caraí!
Ou... Parabéns pelo blog. Tá animal.

Ale

Lampeão disse...

valeu ale mas precisa lembrar que sozinho eu não fiz nada aqui hein? salve turma do saqueando

Anônimo disse...

Salve a turma do saqueando!

Lampeão disse...

http://lix.in/-8bf8b7