sexta-feira, 6 de agosto de 2010

The Neville Brothers - Yellow Moon (1989)


Talvez a Louisiana fique para sempre na mente dos mais leigos como um estado americano cheio de caipiras sem graça. Muito se enganam, pois sua maior cidade não só é povoada de um povo simpaticíssimo como também é a grande capital do R&B, do Soul e do Jazz. Embora não tenham atingido grande projeção fora do meio americano, os Funky Brothers de Nova Orleans (alcunha dada para os Neville Brothers) sempre foram um grupo influente e competente no que faziam.
Com 12 anos de estrada musical nas costas, a família lança o que veio a ser seu melhor e mais famoso álbum: Yellow Moon. À beira dos anos noventa, o Blues e o Soul são sentidos na pele pelo ouvinte da obra. A mistura de ritmos é agradável e emocionante. Trata-se de uma experiência única.
O disco abre com uma batucada tribal em homenagem aos irmãos sofredores da África e do Haiti, "My Blood". Não creio que eu tenha palavras melhores pra descrever esta peça senão "lamento tocante para Jah". Em seguida, a faixa título (e talvez a melhor do álbum), "Yellow Moon". Aqui, o sax soprano ganha um destaque especial logo na introdução, dando um clima meio oriental à canção. Imagino que mereçam destaque também "Sister Rosas" - tentativa arriscada e bem sucedida de produção de um rap facilmente digestível -, "With God On Our Side", "Ballad of Hollis Brown" - ambas versões competentes das originais de Dylan, com muito mais sentimento na voz, evidentemente - e "Voodo", peça que retoma o caráter tribal oculto do soul já citado anteriormente.
Ops, quase me esqueço de falar de "A Change Is Gonna Come", belo R&B escrito por Sam Cooke, num ritmo lento, perfeito para amantes e a finalíssima "Wild Injuns", funkzeira no melhor estilo James Brown. Sinceramente, se eu tivesse que definir o bom Soul em três palavras, estas seriam "The Neville Brothers".
E eu tiro meu chapéu pra quem não gostar disso.

1. My Blood
2.Yellow Moon
3. Fire And Brimston
4. A Change Is Gonna Come
5. Sister Rosas
6. With God On Our Side
7. Wake Up
8. Voodoo
9. The Ballad Of Hollis Brown
10. Will The Circle Be Unbroken
11. Healing Chant
12. Wild Injuns

Link nos comentários, bicho!

2 comentários:

Bonniwell de Magalhães disse...

http://rapidshare.com/files/385802595/nB-yM.zip

Bonniwell de Magalhães disse...

http://www.4shared.com/file/dBjBtama/Neville_Brothers_Yellow_Moon.html

pra quem não conseguiu baixar no link de cima!