quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Otis Redding - Otis Blue: Otis Redding Sings Soul (1965)

Otis Redding pertence a um grupo de grande artistas que morreram cedo, produziram pouco, mas brilharam muito. Com certeza um dos maiores nomes do Soul de todos os tempos, perdeu a vida num acidente de avião em 1967, depois de conquistar toda platéia no festival de Monterey Pop, mas sem ver sua obra completamente consagrada.
"Otis Blue" é provavelmente seu álbum mais improtante. Acompanhado pelos membros do grupo Booker T. & The M.G.'s (que três anos antes dominaram as paradas com a instrumental "Green Onions") como banda de apoio, Redding canta tanto versões como composições próprias. Entre as originais, destaca-se "Respect", que depois seria imortalizada na voz de Aretha Franklin e a explosiva "Down In The Valley".
A embalada "Shake" dá um novo fôlego ao álbum, que se suaviza novamente na romântica "My Girl", retomando em "Wonderful World" (não é a mesma do Louis Armstrong), talvez uma das melhores faixas do disco. A versão de "Satisfaction" dos Stones mostra o Soul por trás do Rock e, por fim, "Rock Me Baby" é um grande Blues.

Faixas:
  1. Ole Man Trouble
  2. Respect
  3. A Change Is Gonna Come
  4. Down In The Valley
  5. I've Been Lovin' You Too Long
  6. Shake
  7. My Girl
  8. Wonderful World
  9. Rock Me Baby
  10. (I Can't Get No) Satisfaction
  11. You Don't Miss Your Water
Download

2 comentários:

Unknown disse...

obrigado!

KillAlien disse...

Valeu! Ouço muito no Spotify, mas estou montando um pen drive pro meu pai!