quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Þursaflokkurinn - Hinn Íslenski þursaflokkur (1978)

Nem só de Bjork e de Sigur Rós que sobrevive a música Islandesa. Tirando o famoso Heavy Metal desta tão distante e gélida ilha, há também boas manifestações de rock psicodélico e progressivo. Neste ultimo gênero, o nome que mais vêm à cabeça dos apreciadores de sons antigos islandeses é o grupo de Folk-Prog Þursaflokkurinn.
Aos nossos ouvidos ocidentais é um nome muito peculiar. Numa tradução tosca e literal, significa "Grupo de Trolls", que, por sinal, são muito presentes na mitologia nórdica. Neste primeiro álbum, "Hínn Islenski Þursaflokkur" ("Grupo de Trolls Islandeses), o grupo mescla estilos musicais que lembram o Gentle Giant, e isso se reflete nas composições pouco convencionais do conjunto.
Afinal de contas, um bom grupo produz música de qualidade, não é mesmo? Logo, nesta obra, é mais do que normal encontrar um progressivo com o instrumental muito bem trabalhado (vide o som do fagote de Rúnar Vilbergsson ou o órgão de Tómas Tómasson). O disco se inicia com "Einsetumaður Einu Sinni", faixa cujos primeiros momentos são deveras chamativos e divertidos (afinal de contas, o tiroleio vocal de Egill Ólafsson lembra muito o de Thijs Van Leer, flautista, vocalista e organista do Focus). Em seguida, composições como "Sólnes" e a animada "Nútíminn" (Na opinião deste humilde redator, a melhor música do álbum) dão certo agito e mostram o som de qualidade produzido em terras Islandesas. Encerrando essa pérola do Folk nórdico, temos "Grafskirpt", uma peça tanto quanto solene, mas ainda assim, perfeito encerramento para uma obra de arte.
A banda nunca fez muito sucesso fora de sua ilha natal, mas continuou sua carreira com mais álbuns, como o mais progressivo "Þursabit" e o pop-folk "Gaeti Eins Verið", estes mais raros ainda.
É um som excelente, recomendado principalmente aos mais ecléticos, aos fãs de Folk e/ou Prog e principalmente aos fãs de Gentle Giant!

Faixas:
1. Einsetumaður Einu Sinni (5:28)
2. Sólnes (5:03)
3. Stóðum Tvö Í Túni (4:03)
4. Hættu Að Gráta Hringaná (2:45)
5. Nútíminn (4:59)
6. Búnaðarbálkur (4:17)
7. Vera Mátt Góður (0:52)
8. Grafskript (6:42)

Download

Um comentário:

boneli gangsta disse...

O disco é mto bom gostei mto um abraço boneli gangsta.