quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow (1967)

1967, Califórnia: jovens mal-vestidos e com cabelos longos enfeitados por flores que se recusavam a ir para a guerra no Vietnã dominavam as ruas de São Francisco. Era o chamado "Verão do Amor", ou o início do movimento hippie. Rejeitando o modo de vida imposto pela sociedade de então, muitos dessa geração passaram a buscar experiências e vivências novas, de forma que o uso de drogas alucinógenas como o ácido lisérgio, até então pouco discutido, se tornou banal.
"Surrealistic Pillow", o segundo disco do Jefferson Airplane, grupo até então relativamente popular apenas conhecido na cena local, reflete o impacto desse momento histórico na música. Com um título que faz uma alusão praticamente explícita ao LSD, o álbum explodiu nos EUA, consagrando a banda nacionalmente.
Contava com o então recém-introduzido ao grupo vocal feminino e estridente de Grace Slick e eletrizantes guitarras, fazendo uma releitura roqueira e ácida do folk americano. "Somebody to Love", um hard rock típico da época, ganhou o status de "hit", ao lado de "White Rabbit", de cuja retrata uma viagem psicodélica a partir da história de Alice no País das Maravilhas. Entre as faixas restantes, destacam-se "Plastic Fantastic Lover", "Today" e a instrumental "Embryonic Journey". "My Best Friend" seria quase dispensável.
Enfim, esse aqui é um disco importante e legal. Baixe antes de discordar.

Faixas:
  1. "She Has Funny Cars" - 3:43
  2. "Somebody To Love" - 3:01
  3. "My Best Friend" - 3:05
  4. "Today" - 3:03
  5. "Comin' Back To Me" - 5:24
  6. "3/5 Of A Mile In 10 Seconds" - 3:46
  7. "D.C.B.A. -25" - 2:40
  8. "How Do You Feel" - 3:35
  9. "Embryonic Journey" - 1:56
  10. "White Rabbit" - 2:33
  11. "Plastic Fantastic Lover" - 2:38
Download

2 comentários:

Anna disse...

eu tenho esse discoooo

C. disse...

Sem dúvida alguma, um dos melhores discos do gênero!
Parabéns pelo blog, está fazendo um excelente trabalho.