terça-feira, 11 de agosto de 2009

[Sublime Frequencies 001] Folk And Pop Sounds Of Sumatra - Vol. 1 (1989)

A Sublime Frequencies é um grupo de pesquisadores sediado em Seattle cujo principal objetivo é desenterrar e divulgar expressões musicais genuinas de culturas de regiões exóticas do globo. Música folclórica, tradicional, popular, colagens de rádio... Qualquer tipo de manifestação sonora que revele algo sobre a riqueza cultural dos povos desses lugares interessa pros caras.
Este álbum aqui é o primeiro de uma série de muitos (49, até agora - incluindo alguns volumes em LP e outros em DVD) e se dedica unicamente à Sumatra. Sim, pop e folk direto da Sumatra! Muito interessante mesmo, mas aonde raios fica isso?
A Sumatra (ou Samatra) é a sexta maior ilha do mundo. Situa-se no sudeste asiático e hoje seu território pertence inteiramente a Indonésia. A população local é composta por uma série de grupos étnicos distintos e lá são falados cerca de 50 idiomas diferentes. Diversidade não falta.
As faixas presentes nesta compilação foram retiradas de fitas cassetes coletadas na ilha em 1989, variando entre a música tradicional ("Sitigol" é o melhor momento do álbum) e a pop, que apresenta claros elementos da influência americana, tal como o uso de instrumentos elétricos. Porém, de modo geral, todas (descontando as da cantora Samsimar) são carregadas de emoções intensas. Destaque para a melancólica Sri Mersing e a (aparentemente) romântica Borungku Si Derita.
O disco é, sem dúvidas, um artefato raro. E interessante. Muito bom do ponto de vista antropológico (eu disse antropológico).

Faixas:
1. Sitigol #1 - Haba Haba Group
2. (desconhecido)
3. Borungku Si Derita - Mario's Group
4. Siti Payung - Pimp Rubiah
5. Indang Pariaman - Samsimar
6. Piso Somalim #1 - Unknown Drama
7. Sri Mersing - Pimp Rubiah
8. Bapikek Balam - Samsimar
9. Piso Somalim #2 - Unknown Drama
10. Sitigol #2 - Haba Haba Group

Baixar

(Link retirado do Chocoreve... Ou seja, a senha para o .rar é "posted_first_at_chocoreve")