domingo, 23 de agosto de 2009

Pierre Schaeffer & Pierre Henry - Symphonie Pour Un Homme Seul (1949)

Pierre Schaeffer foi um radialista, que trabalhando com recursos de looping, reversão e velocidade sobre fragmentos de fitas magnéticas, construiu o princípio do gênero musical que ficaria conhecido como a “musique concrète”. É o fruto de fragmentos de sons industriais ou naturais mexidos e remexidos formando composições acerca de certos assuntos (ou não), como Schaeffer faz com trens e estradas de ferro em "etude aux chemins de fer", que é reconhecida como a primeira peça do gênero.Esse movimento pretendia criar uma música "de verdade" ou "concreta", colocando, para isso, elementos naturais e musica apartir de até então ruidos cotidianos ou corriqueiros. A música concreta busca novas dimensões para o som através de experimentações, tentando situar os ruídos no meio espacial, dando um caráter concreto à música. Pierre tentou achar e classificar quantos sons fosse possível da natureza, o que lhe dava uma gama maior do que era possível criar.
Pierre Henry, compositor francês, conheceu Schaeffer em 1950, quando formaram o ”Groupe de Recherche de Musique Concrète GRMC”. Henry, por sua vez, é reconhecido por seu pioneirismo em outro gênero: a musica eletroacústica, que trabalha com criação ou modificação por computador.
Devido à extrema fragmentação e talvez certa falta de compreensão o trabalho de Schaeffer e Henry só começou a ser tomado como satisfatório certo tempo depois com trabalhos como o presente “Symphonie Pour Un Homme Seul”, que mesmo sendo de caráter ainda pouco compreensível para ouvidos leigos foi uma obra certamente marcante, por sua inovação quanto a recursos (aceleração, reversão, loop).
Retratando elementos de diversas áreas, é possível mergulhar no universo de cada ambiente retratado musicalmente. Faixas são cheias de emoção, seja como em "Colletif" ou em "Eroïca", e criam incomodo à psique, criando certa sensação enclausurante.
Outro aspecto intrigante desse movimento é a atonalidade, tal como em "Partita", onde são recortados sons de instrumentos em uma experiência metalinguística, pois se reflete sobre música na própria com fragmentos musicais.
Outro álbum completamente aberto a entendimentos diversos, e basta apenas se deixar levar pelos sons que se chega em interpretações únicas.
Tracklist:
1. Prosopopee I
2. Partita
3. Valse
4. Erotic
5. Scherzo
6. Collectif
7. Prosopopee II
8. Eroïca
9. Apostrophe
10. Intermezzo
11. Cadence
12. Strette

2 comentários:

Fuzzer disse...

Links em torrent:

http://bitsnoop.com/pierre-schaeffer-symphonie-pour-un-q5316729.html [em MP3, a qualidade parece ser baixa.]

Caso tenha/encontre algum link em boa qualidade ou FLAC mande pra cá!

l. disse...

hehe, qualidade melhor direto da Rússia:

http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=1546298 [em MP3, só esse disco. Clicar no disquetinho em MP3]

http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=2300243 [em APE, várias obras de um dos autores que inclui esse disco. ]