quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Itamar Assumpção & Banda Isca de Polícia - Beleléu, Leléu, Eu (1980)


Beleléu! Ilustríssimo artista e compositor, Itamar Assumpção é certamente um marco (talvez esquecido) da musica popular. Foi membro do movimento cultural da vanguarda paulista, conjuntamente com a seu amigo Arrigo Barnabé e outros músicos e compositores tais como os grupo Língua de Trapo e Joelho de Porco (que tem um álbum que, por “coincidência”, se chama “Saqueando a Cidade”!)
Como poucos artistas da era pós-Beatles, Itamar era dos que tinha menos destaque nos estúdios (independentes, por sinal) que nos palcos (fazia fama no teatro Lira Paulistana) e mesmo assim Itamar lançou 8 discos à venda em sua vida.
“Beleléu, Leléu, eu” foi a primeiro álbum de reconhecimento de Itamar, lançado em conjunto com a Banda Isca de Polícia. Neste ele interpreta crises e fases “Benedito João de Santos Silva Beleléu, vulgo Nego Dito”(letra de “Nego Dito”) um paulista comum, que só se interessa por futebol e briga com sua mulher, Luzia. Essa questão de trabalho sobre um tema remete muito a Arrigo Barnabé, em seu primoroso disco “Clara Crocodilo”.
O interessante desse álbum é que toda a faixa tem sua originalidade explícita, tanto num vocal sempre supremo, quanto numa banda pra lá de apropriada para todas as ocasiões, quanto nas letras provocativas e fases musicais. Encontram-se vocais femininos muito bacanas, mas incomparáveis a Itamar. Mesmo em gravações, a vivacidade que ele passava nos palcos ainda prevalecerá por um bom tempo.


Track list:
01-Vinheta (Itamar Assumpção)
02-Luzia (Itamar Assumpção)
03-Fon fin fan fin fun (Older Brigo - Itamar Assumpção)
04-Fico louco (Itamar Assumpção)
05-Aranha (Luiz A. Rondó - Neusa P. Freitas - Arrigo Barnabé)
06-Se eu fiz tudo (Márcio Werneck - Itamar Assumpção)
07-Vinheta (Itamar Assumpção)
08-Vinheta (Itamar Assumpção)
09-Baby (Itamar Assumpção)
10-Embalos (Itamar Assumpção)
11-Nega música (Itamar Assumpção)
12-Beijo na boca (Itamar Assumpção)
13-Nego Dito (Itamar Assumpção)

Baixar