terça-feira, 18 de agosto de 2009

Amsterdam Loeki Stardust Quartet - Die Virtuose Blockflöten (1985)

Piccolo, Sopranino, Soprano, Contralto, Tenor, Baixo, Grã-Baixo, Contrabaixo, Subcontrabaixo e Octocontrabaixo. Que me perdoe o colega Batista pela cópia descarada na introdução do texto, acontece que a família das flautas doces é um pouquinho mais extensa que a dos saxofones, e os quartetos baseados nesse instrumento datam de tempos medievais, onde era este o favorito dentre os compositores (e não pense que eu estou implicando com seu disco mineiro, os caras são sonzeira pacas!).
O Amsterdam Loeki Stardust Quartet se formou (não me diga!) na Holanda, no ano de 1975 e consiste de (vamos lá, adivinhem) quatro virtuoses em sopro medieval, mestres em todo tipo de flauta. Logo, é de se esperar que as harmonias vindas desse disco possuam desde o grave mais potente já emitido por um instrumento de madeira (e convenhamos, as flautas mais graves são colossais! Algumas medem até 2,5 metros de altura!) até o mais belo som agudo proveniente de flautins de menos de meio palmo de comprimento. Com um repertório baseado única e exclusivamente em peças clássicas escritas por compositores familiazirados com o instrumento (Vivaldi, Locke, Frescobaldi etc.), o disco não deixa a desejar, afinal de contas, quando juntas, as flautas possuem um potencial e beleza impressionantes.
Muito provavelmente, alguns de meus leitores já torceram o nariz. "Música clássica? Flautas Doces?", tenho certeza absoluta que algum infeliz pensou isso enquanto lia o texto. Pois saibam, caros amigos, que este instrumento, hoje desvalorizado por ser utilizado na musicalização infantil, não serve só para tocar "O Soldadinho" e "Mary Tinha Um Carneirinho". Há um potencial pouquíssimo explorado nos dias de hoje, infelizmente. Então, hora de vencer os preconceitos e clicar no botão "Baixar" lá embaixo.

Tirem ótimo proveito.

Faixas:

1. Istampita 'Tre Fontane' (Anon)
2. Ricercar del secondo tuono (G.P.d. Palestrina)
3. Canzon Prima (G. Frescobaldi)
4. Canzon 'La Lusignuola' (T. Merula)
5 ~ 7. Concerto per flautino in C maj (A. Vivaldi)
8~11. Suite No. 5 in G min (M. Locke)
12. In Nomine (Gibbons)
13. Recercar 'Bonny Sweet Robin' (Thomas Simpson)
14. Report upon 'When Shall my Sorrowful Sighing Slake' (J. Black)
15. The Temporiser (R. Johnson)
16. Sermone blando (W. Byrd)

Baixar

4 comentários:

Batistti disse...

Está disculpado, colega. alias, eu citei apenas os sax do CD. Existem uma penca de instrumentos extremistas por ai.

Bonniwell de Magalhães disse...

Hahaha, eu sei disso, colega! Mas acredite, eu também só citei as flautas usadas no meu album!

Dietrich! disse...

flauta doce é um instrumento subestimado hoje em dia.

Anônimo disse...

Pena que os blogs de lingua portuguesa só postam músicas em raquíticos mp3 que é um dos piores formatos... o blog PQP bach é muito interressante, mas também se sustenta nos desidratados mp3... sempre tenho que recorrer Sites russos ou o avaxhome quando quero baixar em APE ou FLAC... é uma pena, mas é a verdade.
E.Tabosa