terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Spectrum - Geração Bendita (1971)

Produzido em 1970 por membros da comunidade hippie Quiabo's (situada em Nova Friburgo, RJ), "Geração Bendita - É Isso Aí Bicho" pretendia ser o 'primeiro filme hippie brasileiro'. A idéia inicial dos bichos-grilos era que o longa-metragem servisse para divulgar os ideais e o estilo de vida da comunidade. Entretanto, a obra enfrentou sérios problemas com a censura da época, que não só cortou mais de 40 minutos do original como proibiu sua exibição após a estréia. Só em 1973 que o filme conseguiu chegar nas telas do cinema, mas logo foi vetado novamente. Daí em diante, caiu no esquecimento, sendo redescoberto anos depois, até ganhar uma versão restaurada nos anos 2000.
Um ponto interessante dessa história toda é que um dos motivos pelo qual o filme continuou sendo lembrado ao longo do resto do século XX é o de que sua trilha sonora, composta por canções originais da banda Spectrum, tornou-se um álbum disputadíssimo por colecionadores de discos raros, chegando a ser vendido na Europa por até 2 mil dólares.
Numa pegada à lá Beatles em "Magical Mystery Tour" (sim, tão ingênuas quanto) e Mutantes, as músicas do Spectrum unem guitarras distorcidas com a viola. As letras, transitando entre o português e o inglês, traduzem o espírito otimista da Geração Bendita ("A Paz, Amor, Você" é um exemplo claro). O álbum traz também faixas quase inteiramente instrumentais, como "Tema de Amor" (que praticamente resume o tom do disco inteiro) e o fantástico "Concerto do Pântano". "15 Years Old" é diferente de todo o resto: um rockzão eletrizante com um vocal que remete ao de Grace Slick.
Bom, então aqui está a trilha sonora de Geração Bendita. Não é um dos meus discos preferidos, mas é interessante. Vale a pena dar uma ouvida, pelo menos pelo significado histórico da coisa, afinal é o primeiro, e talvez o único, 'filme hippie brasileiro'.
(Para assistir ao trailer do filme no youtube, clique aqui)

Faixas:
1. Quiabo's
2. Mother Nature
3. Trilha Antiga
4. Mary You Are
5. Maria Imaculada
6. Concerto do Pântano
7. Pingo É Letra
8. 15 Years Old
9. Tema de Amor
10. Thank You My God
11. On My Mind
12. A Paz, Amor, Você

Baixe a trilha sonora de "Geração Bendita" pelo link nos comentários (link in comments).

2 comentários:

Anônimo disse...

http://www.mediafire.com/?umiugoyyv2u

ailton disse...

É mesmo um ótimo disco. Se alguém que tenha o LP original de 1971 e quiser vender, entre em contato: imaginario70@yahoo.com.br . Abraço a todos.