segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Arrigo Barnabé e Banda Sabor de Veneno - Clara Crocodilo (1980)

Muitas vezes, a dodecafonia é vista sob uma névoa preconceituosa. Tem-se que ouvir para conceituar. Compositor partidário da dodecafonia, Arrigo Barnabé mostra o quão versátil pode ser essa técnica.
Arrigo é adepto da dodecafonia, e talvez do atonalismo, mas não é apenas disso. Em sua carreira, trabalhou com musica brasileira, tocando em ritmo de bossa nova. Discos como “Suspeito” ou “Façanhas” apresentam tais trabalhos. Barnabé criou, e ainda cria, uma língua musical para lá de inovadora.
Arrigo é participante do movimento cultural da vanguarda paulista, e teve, provavelmente, o auge de seu trabalho no teatro Lira Paulistana, em São Paulo. Teve seu momento de maior reconhecimento em 1980, com a obra “Clara Crocodilo”, contando uma saga única e inesperada, com gente virando monstro e essas coisas. Esse trabalho foi gravado conjuntamente com a Banda Sabor de Veneno e tem dois fatores atenuantes propiciaram o sucesso: as letras e a musicalidade. Quanto as letras, são originalíssimas, contando historietas repletas de casos tensos, irônicos, divertidos, depende do gosto do freguês. Quanto à musicalidade, temos, como característica, a apropriada tensão criada pelo dodecafonismo muito bem encadeada com as letras.
Uma coisa que acontece certas vezes com músicos que se apropriam de técnicas sofisticadas é a falta de particularidade de cada música. Com Arrigo, ele cria cada uma e cria o todo. Faixas como “Diversões Eletrônicas”, “Office-Boy” ou “Clara Crocodilo” são composições que primam pela falta de repetição e por um fabuloso elo entre letra e som. E que som.

Faixas:
01 Acapulco drive-in
02 Orgasmo total
03 Diversões eletrônicas
04 Sabor de veneno
05 Infortúnio
06 Office-boy
07 Clara Crocodilo
08 Instante

ouvi dizer que tem um link nos comentários desse post.

4 comentários:

Batistti disse...

http://rapidshare.com/files/224454467/1980_-_Arrigo_Barnab__-_Clara_Crocodilo.rar

Anônimo disse...

Desculpa aí, mas Rapidshare é uma merda, se puderes re-upar...

Mike.

Batistti disse...

http://www.mediafire.com/?kygr3zgznzz

Batistti disse...

prontíssimo.