quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Grupo Rumo - Caprichoso (1985)




"Nascido em 74 com uma história singular/Levava a bandeira de ser um grupo novo/Já tinha uma biografia razoável/O tempo passava e o grupo continuava novo/É singular/(Em que ano que foi?)//Por volta de 77 uma dica despertou/Um grande interesse pelos precursores/E foi um tal de ouvir 78 rpm/E foi uma mania de Noel e Lamartine/Um porre de música antiga todo dia/Que alegria! Que alegria!/E quando acabava o dinheiro/Daquele jeito que nem pro consumo/Um dizia: "eu arrumo"/(E ficou RUMO)//". 
O trecho faz parte da última faixa desse disco, Release, composta por Luiz Tatit e retratando melhor do que ninguém a trajetória do Grupo Rumo, que ao lançar seu quarto álbum, já tinha onze anos de existência. 
Caprichoso foi lançado em 1985, e é um disco mais animado do que os anteriores do grupo, e com presença mais forte dos instrumentos (como guitarra, bateria, sax, flautas e cavaquinho). Desde o início o ritmo é mais agitado, com a introdução instrumental dramática de Delíro, meu! que Ná Ozzetti canta, e dessa maneira se mantém ao longo das outras músicas. Nessa primeira faixa, com direito a gritos e ovações dos próprios músicos, a letra fala de um rapaz "com uma voz enorme" por quem seus fãs deliravam, e a relação entre o público e o apresentador acompanha várias canções. Porém, o álbum não perde a cara do Rumo, e continua com letras descontraídas nas quais a interpretação dos músicos é cuidadosa, e beira ao teatro.
Esse é o último disco com a formação original do Rumo. Depois dele, a pianista Ciça Tuccori saiu, e entraram os músicos Ricardo Breim e  Fábio Tagliaferri, que se mantiveram nos dois álbuns seguintes: o infantil Quero Passear (com selo da Palavra Cantada, co-criado pelo integrante do grupo Paulo Tatit) e Rumo Ao Vivo. Diferente do que o grupo prevê no final da letra de Release, nem depois de trinta anos da criação do Rumo suas músicas enfeitaram a programação das rádios, e eles se desfizaram muito antes disso, em 1991. Mas sua discografia vale a pena ser escutada, e Caprichoso talvez seja sua melhor produção. 

Faixas:
1. Delírio, meu!
2. Esperança Ribeiro
3. Vrum
4. Revelações
5. Noite inteira com você
6. O apito
7. Salve a vítima
8. Caprichoso
9. Sombra
10. Bem alto
11. 1800 e pouco
12. No decorrer da madrugada
13. Olhando a paisagem
14. Release

Link nos comentários.

3 comentários:

Anônimo disse...

http://rapidshare.com/files/93051714/UQT1985_Grupo_Rumo_-_Caprichoso.rar

Anônimo disse...

alternativo:
parte 1
http://www.4shared.com/file/15797346/cde31954/GrupoRumo_1985__Caprichoso.html
parte 2
http://www.4shared.com/file/15793387/9933f199/GrupoRumo_1985__Caprichoso_parte2.html

r herz disse...

ah, então valeu a pena eu lhe apresentar a primeira faixa deste cd, sr, sallem?hihi