quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Joe Strummer - Walker (1987)

Joe Strummer, ao contrário do que muitos pensam, não é inglês. Muito pelo contrário! Joe Graham Mellor nasceu em Ankara, na Turquia e passou por muitos perrengues antes de virar o vocalista e guitarrista do Clash. Aliás, foram os Sex Pistols que fizeram com que Joe formasse o Clash e ajudasse a consolidar o estilo punk. Isso mesmo, caro leitor. Foi durante um show de abertura dos Pistols para a sua banda, o 101'ers que nosso bom e velho turco se impressionou com a atitude daqueles ingleses irreverentes e mudou a música para sempre.
Mas isso é o menos importante dessa história toda. Acontece que, logo após o Clash se dissolver, todos os seus membros se sentiram deveras desnorteados. Strummer, por sua vez, procurou continuar com uma carreira artística séria e consolidada, mas só conseguiu o devido reconhecimento ao formar o The Mescaleros na década de 90 e inovar mais uma vez com um estilo musical único. Nesse meio tempo, atuou em filmes B, compôs trilhas sonoras e gravou discos obscuros e, hoje em dia, raríssimos.
Walker, lançado em 1987, é um resumo de todos os itens supracitados. Strummer compôs o score do filme homônimo para o diretor Alex Cox, atuou como o coadjuvante Faucet e ainda tocou e cantou em todas as músicas do álbum. O resultado é super bacana, principalmente por se tratar de um disco de música latina (o filme é sobre uma revolução no Nicarágua). Logo, todos os tipos de ritmos quentes estão cá presentes, fazendo com que o ouvinte consiga se sentir ao mesmo tempo num árido deserto mexicano e numa festa caribenha de luxo.
Exótico, o álbum se destaca do resto da discografia de Strummer primeiramente por ser predominantemente instrumental - com exceções, é claro. Temos a empolgante "The Unknown Immortal", a balada country "Tenessee Rain" e a bela "Tropic Of No Return" mostrando o vozeirão do velho Joe a todo vapor - e também por incorporar esse fervor latino delicioso. "Filibustero" te leva direto às Bahamas, enquanto "Sandstorm" lembra muito aqueles temas de filmes de faroeste. Merecem destaque ainda "The Brooding Side Of Madness", uma música de título auto-explicativo (insana e aconchegante), "Nica Libre" (balanço numa levada meio cubana à Buena Vista Social Club) e, é claro, "Machete", melodia tensa, com linhas de baixo poderosas e violões acústicos com cordas de aço impecáveis.
Enfim, é uma sonzeira diferente, quente e agradável de se ouvir. Recomendadíssimo. Arriba!

Faixas:
1. Filibustero
2. Omotepe
3. Sandstorm
4. Machete
5. Viperland
6. Nica Libre
7. Latin Romance
8. The Unknown Immortal
9. Musket Waltz
10. The Brooding Side Of Madness
11. Tenessee Rain
12. Smash Everything
13. Tropic Of No Return
14. Tropic Of Pico

Link nos comentários, hermanos.

2 comentários:

Bonniwell de Magalhães disse...

http://www.mediafire.com/?n52mwmnd4mf

l. disse...

Links em torrent:

http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=1024279 [em FLAC, pra fazer download clique no disquetinho azul com .torrent escrito embaixo, após se cadastrar]

http://thepiratebay.se/torrent/6176325/Joe_Strummer_-_Walker_OST_%5BMp3_192_kbps%5D_TNT_Village [em MP3]