quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mojo Presents: I Can See For Miles - Lost Tracks From America's Psychedelic Underground (1966-1970, Lançado em 2009)

Calma, meus amigos. Não é o que vocês estão pensando. Isso aqui não é um disco dos 13th Floor Elevators. Quer dizer, é, mas não é. É uma das melhores coletâneas alternativas ao famoso Nuggets lançada recentemente. Achei esse disco por acaso num sebo aqui do lado da minha casa. O dono do local, gente finíssima, me disse que esse disco tinha acabado de chegar dos EUA. Não hesitei e levei.
Brinde da edição de abril da revista americana Mojo, o disco é sensacional. Os camaradas lá fizeram um belíssimo trabalho em recuperar pérolas psicodélicas obscuras da década de 60 e reunir num só album. Dentre as bandas aqui já postadas, temos os Elevators, o Chocolate Watchband e o Music Machine. São faixas já bastante conhecidas pelo público saqueador, então nem vale a pena perder tempo divagando sobre elas.
As outras, por outro lado, são deliciosamente psicodélicas e interessantes. "Starvation", da banda Golden Dawn (que, por sinal, era constituída por amigos de universidade dos membros do Elevators) é a melhor do grupo. Os riffs repetitivos se transformam aos poucos numa viagem lisérgica saborosa e bem-aproveitavel. "Question Of Temperature", do Ballon Farm, está presente na coletânea Nuggets. Possui linhas de guitarra densas e pesadas, mas chega a ser agradável para um bom garage-punker.
Gostaria de dar destaque especial também ao The Free Spirits, com sua faixa "I'm Gonna Be Free", melodia transcedental banhada por magníficos e belos sopros e, é claro, para nosso camarada Terry Manning, com sua Presleyzística "Guess Things Happen That Way". Não podia ficar de fora desta modesta resenha também "Hurricane Fighter Plane", do grupo The Red Crayola. Eu mesmo não conhecia os caras. Posso dizer que é uma música empolgante e inusitada! Os sujeitos mandam bem!
Enfim, é um grande som, facil de digerir e perfeito para uma introdução no proto-punk psicodélico sessentista. Vale a pena ouvir, principalmente se houver curiosidade em relação ao tema. Coletânea indicadísisma.
Aliás, torno este meu presente de aniversário para o Saqueando! Hoje é dia festivo! Parabéns para o blog, para os escritores e para os Saqueadores de plantão! Um ano de sonzeiras quase diárias!
Não pude conter a emoção, hehe. Sem mais, um viva!

Faixas:
1. First Crew to the Moon - The Sun Lights Up the Shadows of Your Mind
2. The Mystery Trend - Johnny Was a Good Boy
3. Terry Manning - Guess Things Happen that Way
4. 13th Floor Elevators - (I've Got) Levitation
5. The Red Crayola - Hurricane Fighter Plane
6. Bubble Puppy - Days of Our Time
7. The Balloon Farm - A Question of Temperature
8. The Music Machine - The People in Me
9. The Chocolate Watch Band - Are You Gonna Be There (At The Love in)
10. The Ashes - Let's Take Our Love
11. The Lost and Found - Don't Fall Down
12. The Free Spirits - I'm Gonna Be Free
13. Golden Dawn - Starvation
14. Endle St. Cloud - Come Through
15. 13th Floor Elevators - You Don't Know (Live at the Avalon Ballroom, SF)

Link nos comentários/Link in comments/Link en los comentários/Link nei commenti

3 comentários:

Bonniwell de Magalhães disse...

http://rapidshare.com/files/215462930/VA-MOJO_Presents_I_Can_See_For_Miles-_MAG_-2009-VAG.rar

Anna de Amsterdam disse...

oh mon dieu, bonny!

l. disse...

Links em torrent:

http://thepiratebay.se/torrent/4981729/Mojo_Presents__I_Can_See_For_Miles [em MP3, parece que não tem seeders porém]

http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=2742044 [em FLAC, precisa de cadastro no RUtracker e clicar no disquetinho azul com .torrent escrito embaixo. dá pra navegar tranquilamente traduzindo com o google]