domingo, 10 de janeiro de 2010

Nazz - Nazz Nazz (1969)

Vocal e teclado, guitarra, baixo e bateria, respectivamente, Stewkey, Rundgren, Van Osten e Thom Mooney. O nazz teve seu primeiro show em 1967, abrindo para o The Doors, e o primeiro álbum no mesmo ano, que continha o hit numero 71 nas paradas, “Hello It’s Me”.
Muito de sua música presta homenagens ao rock britânico. O nome Nazz foi tirado de uma canção pouco conhecida dos Yardbirds, “The Nazz are Blue”. O riff de um dos seus primeiros singles, o “Open my Eyes”, foi tirado do primeiro single do The Who, “I Can’t Explain”, e as musicas “Gonna Cry Today” e “Hang On Paul” deixam clara a admiração da banda pelos Beatles.
Esse disco aqui presente, o Nazz Nazz, é o final de uma banda que aparentava ser promissora, contudo, durou apenas dois anos. O disco se chamaria a princípio “Fungo Bat” e seria duplo. Infelizmente, complicações surgiram quando o vocalista e o baterista vetaram algumas músicas inspiradas em Laura Nyro, cantadas pelo baixista, com o pretexto de seu gênero estar longe do garage rock psicodélico adotado pela banda. Sendo assim, as músicas foram excluídas e o baixista e o guitarrista deixaram o Nazz. O final dessa história vocês já sabem. O disco foi lançado com o nome de Nazz Nazz em 1969 e a banda foi pro brejo.
Apesar de todos esses contratempos, sem sombra de dúvida, o segundo álbum é o melhor, em todos os quesitos. Pra começar, as três primeiras músicas representam o pop do disco. Depois vem a “Gonna Cry Today”, delicada e muito bonita. A faixa número cinco, “Meridian Leeward” começa com a frase “'I'm a human being now but I used to be a pig” e o resto da letra é tão genial quanto esse começo. A última faixa é “A Beautiful Song”, que fecha o disco com classe. É um épico de onze minutos que viaja por vários estilos e consegue reunir todas as influências do Nazz.
Enfim, a breve existência da banda não diminui sua importância. Ela representa com eficácia os anos 70 e deixou um precioso legado. Ao mesmo tempo em que o Nazz buscou inspirações, ele foi inspiração para milhares de novas bandas.

1. Forget All About It
2. Not Wrong Long
3. Rain Rider
4. Gonna Cry Today
5. Meridian Leeward
6. Under The Ice
7. Hang On Paul
8. Kiddie Boy
9. Featherbedding Lover
10. Letters Don't Count
11. A Beautiful Song

Link nos comentários.

2 comentários:

Anônimo disse...

http://www.divshare.com/download/7892586-382

Anônimo disse...

HI11

link on Divshare doesn't seem to work


greetings

ger