sábado, 16 de janeiro de 2010

The Sonics - Boom (1966)

A banda é originária de uma garagem em Tacoma, nos Estados Unidos. Seu som era devastador, mais pesado e mais brutal do que qualquer um de seus contemporâneos. Ela passou por diversas formações, ficando afinal como quinteto: O pianista e vocalista Gerry Roslie era uma versão mais demente e mais pálida de Little Richard. Os irmãos Andy Parypa e Larry Parypa eram encarregados respectivamente da guitarra e do baixo, Rob Lind do órgão e do saxofone e Bob Bennett era o excelente baterista.
The Sonics é considerada uma das primeiras bandas punk, ou uma importante representante do que chamamos de movimento “Proto-Punk”. (como diria o coleguinha caio, se você ainda acha que o Punk aconteceu em 77, saiba que está terrivelmente enganado. Dez anos antes, enquanto os Beatles cantavam "I Wanna Hold Your Hand" e "All You Need Is Love", bandas americanas como os Sonics e os Standells distorciam suas guitarras, furavam os amplificadores e liberavam toda a sua energia nos vocais, fazendo um som que mais parecia com o Rock & Roll dos anos 50, porém com a força da década 60.)
O disco Boom foi gravado de uma maneira barata e simples, com apenas um microfone para a bateria que, por sinal, é estonteante. (Incrível é pouco). Os Sonics tiraram todas as caixinhas de ovos que usavam na parede do estúdio, aumentaram ao máximo os amplificadores e até fizeram buracos com um picador de gelo nos alto-falantes. O resultado de toda essa loucura é o som agressivo e distorcido que mais parecia um trem descontrolado.
Todas as faixas são muito boas, desde “Skinny Minnie”, “Louie, Louie” e “Jenny, Jenny”, que são uma mistura dos padrões daquele antigo rock de 50, até “Psycho” e “The Witch”, com temas mais assustadores e um som mais violento. Alias, a ultima aqui citada foi proibida de ser tocada ANTES das dez horas da noite, para não ser ouvida pelas crianças. Mesmo assim, a musica foi numero um nas paradas das rádios locais.
The Sonics é uma importante representante das bandas de garagem dos anos 60, do rock marginal e do movimento punk. Ela inspirou o surgimento de diversas bandas mais agressivas, como MC5 e The Stooges e influenciou muitas mais, como Iggy Pop, New York Dolls, Nirvana e semelhantes.


Faixas:
1. Cinderella
2. Don't Be Afraid of the Dark
3. Skinny Minnie
4. Let the Good Times Roll
5. Don't You Just Know It
6. Jenny, Jenny 7. He's Waitin'
8. Louie, Louie
9. Since I Fell for You
10. Hitch Hike
11. It's All Right
12. Shot Down
13. Hustle
14. Witch (Alternate Take)
15. Psycho (Live)
16. Witch (Live)

Mais uma vez, link nos comentários.

5 comentários:

Anônimo disse...

http://rapidshare.com/files/210686716/Boom.rar

Fuzzer disse...

só faltou strychnine

Unknown disse...

Que legal, tô numa fase 'Sonics'.. :)
Obrigada!

Marcos Ortiz disse...

Muito bom. Parabéns pelo blog. Tá recheado de maravilhas.

l. disse...

Links em torrent:

http://thepiratebay.se/torrent/6044199/The_Sonics_-_Boom_%281966%29_%5Bmp3_320%5D [em MP3, 320kb/s]

http://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=1009686 [em FLAC, pra faer download é só clicar no disquetinho com .torrent escrito embaixo]