terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Steve Reich - Drumming (1970)


Já faz um bom tempo que certos músicos criticam o termo “minimalismo” em relação a certas obras musicais. A razão é que esse termo demonstra relação entre o minimalismo das artes plásticas e a música minimalista, que são, na maioria das vezes, distintos.
A música minimalista é o conjunto de diversos trechos musicais dispostos de maneira repetitiva, mas não monótona. A falta de monotonia é explicada por pequenas divergências que caminham lentamente através das saturadas células musicais. Tais pequenas mudanças dão o movimento que o gênero propõe. Cria-se assim uma atmosfera hipnótica, carregada e repetitiva. Steve Reich é um compositor denominado “minimalista”, conjuntamente com Philip Glass, Alvo Part e Michael Nyman.
Steve, desde sua infância teve forte ligação à música, estudando percussão e pesquisando ritmos africanos. Aderiu ao movimento musical do minimalismo, e lá encontrou seu diferencial. Seja por suas tendências rítmicas ou estudos, a música que ele criou, e ainda cria, é única. Tem uma discografia imensa, que percorre mais de 40 anos de carreira. E cada álbum com sua inovação, obviamente.
Em 1970/71, Reich lançou “Drumming”, uma obra feita para bongos, marimbas, vozes femininas e flautim (instrumento da família flautífera cujo som é de uma oitava acima da flauta soprano). Nela, ao contrário de seus outros álbuns, ele mostra mescla seus conceitos “minimalistas” com seu estudo acerca de percussão e de ritmos africanos. A obra tem aproximadamente uma hora (a mais longa que Reich tinha feito até então) e é dividida em cinco partes. O resultado é uma obra única, algo como uma brincadeira eterna de ritmos e timbres, que se entrelaçam, soltam, aparecem, somem, crescem, se somam e perdem-se.
Uma experimentação com som que não é nem um pouco sonífera.

A obra é repartida em cinco partes: 1,2,3,4,5.

para ouvir, há link nos comentários.

3 comentários:

Batistti disse...

http://www.megaupload.com/?d=TYRIFO07

David disse...

The link is dead. Could you reupload please?

David disse...

Anyway I found it here: http://www.megaupload.com/?d=KA8GLSC4