segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Zé da Velha & Silvério Pontes - Tudo Dança (1999)



Não é à toa que Os Mulheres Negras se intitulam "a terceira menor big band do mundo": há mais de vinte anos atrás, surgiu a primeira, formada pelo trombonista Zé da Velha e o trompetista Silvério Pontes. O apelido de José Alberto Rodrigues Matos, o Zé da Velha, foi cunhado também pelo amigo Pixinguinha, em referência à turma da Velha Guarda com quem o trombonista fez amizade depois abandonar Sergipe para morar no Rio de Janeiro. Foi por lá, aos quinze anos, que começou a tocar trombone, instrumento que o tornaria um dos grandes nomes da gafieira e do choro. Já seu parceiro Silvério Pontes, mais de duas décadas depois, começou a tocar trompete aos oito anos, e tomou um caminho semelhante ao companheiro, pois quando se mudou ainda jovem da Laje do Muriaé para Niterói, emprestou seus sopros para os bares fluminenses. Assim, ambos têm sua formação musical bastante ligada às rodas de choro e de samba, e o repertório desse disco inclui Ary Barroso, Jacob do Bandolim (com quem Zé da Velha já tocou), Baden Powell, entre outros que influenciaram os músicos.
Esse é o segundo álbum da dupla - o primeiro, Só Gafieira, foi lançado apenas em 1995 - e desde a primeira faixa deixa claro a que veio: mostrar o melhor do choro brasileiro. A música em questão é Bole-Bole, do já mencionado Jacob do Bandolim, que começa com um breve solo de pandeiro até o tema principal ganhar espaço primeiro com o trompete, depois o trombone. Os músicos revezam de maneira engenhosa e bem feita, conversando perfeitamente, edessa forma tornam o disco animado do início ao fim, interpretando composições há muito consagradas como Se Você Jurar (de Ismael Silva), Vou Deitar e Rolar (Baden Powell) e Rosa, de Pixinguinha, que encerra Tudo Dança com num ritmo menos acelerado do que as outras faixas.
Zé da Velha e Silvério Pontes são instrumentistas que valem a pena ouvir, e ainda se apresentam por aí, para quem frequentar a boemia carioca. Mas caso não seja possível, vide link nos comentários.

Faixas:
1. Bole-Bole
2. O Bom Filho à Casa Torna
3. Vê Se Gostas
4. Despedida da Mangueira
5. Paciente
6. Revendo o Passado
7. Doce Melodia
8. Tudo Dança
9. Sonhando
10. Pra Machucar Meu Coração
11. Se Você Jurar
12. Vou Deitar E Rolar
13. Rosa

Um comentário:

Sallem disse...

http://www.mediafire.com/?tum5mqmw5zt
ou
http://www.4shared.com/file/132280178/e76e3c91/ZeDaVelha_SilverioPontes_TudoDansa.html