segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Steam Kodok - 17 A-Go-Go Ultrarities From The 60's: Singapore and Southeast Asia Underground

Como já explica o subtítulo, "Steam Kodok" é uma coletânea de raras gravações de rock psicodélico provenientes do Sudeste Asiático na década de 60. No melhor estilo das coletâneas garageiras à lá Nuggets, o álbum reúne a nata das bandas 'underground' de Singapura, Tailândia e Malásia. Quer dizer, 'underground' só aos nosso olhos de ocidentais do século XXI, pois, a julgar pela qualidade do som, os grupos deviam ser (e eram) relativamente famosos em seus países de origem.
Apesar da proveniência exótica das faixas ser o grande apelo do álbum, são poucas e raras as marcas da cultura local em seu conteúdo. A maioria das músicas apenas imita um modelo americano/inglês de rock, só que cantado em língua oriental. O que não torna o disco pior, nem melhor. É tudo muito bom, mas pouco original, mais ou menos que nem a rapaziada da Jovem Guarda no Brasil (ó, dura vida de terceiro mundo...).
Há, porém, algumas exceções. A mais notável é, sem dúvidas, "I Am A Drummer", de King Drummer, que não tenta esconder suas origem singapurianas, mas também não perde a atitude roqueira. Já a sombria "Unknown", de Fox, tende para um lado mais experimental, acompanhada por gritos e gemidos que parecem miados de gato. Por fim, "Hu Pi Tzu Shau Hsiang", faixa inteiramente instrumental do The Quests, se aproveita da moda da cítara para assumir suas raízes orientais. De resto, são todas músicas muito boas, mas pouco surpreendentes.
E, ah, só mais um comentário final: o álbum teve uma versão em CD lançada em 2003, com 26 faixas ao invés de só 17. Conforme for, vou colocar link pras duas nos comentários. Bom, isso é tudo por hoje, pessoal.

Faixas:
1. Mungkir Janji - D4 Ever
2. Ikan Todak - Les Califas
3. Chock Chock Kundong - Mike Ibrahim & The Nite Walkers
4. Gembira Ria - Rosna & The Siglap Five
5. Unknown - Fox
6. Mak Itty Mai Illa - Kassim Slamat & The Swallows
7. Buttons and Bows - Ronnie Ong
8. Barabajagal - October Cherries
9. Nga Lompok A Go Go - Kassim Slamat & The Swallows
10. I'll Be Your Man - The Quests
11. Bad Looser - Naomi & The Boys
12. Senyum Selalu - Mike Ibrahim & The Nite Walkers
13. Hu Pi Tzu Shau Hsiang - The Quests
14. Bersedia - Ismail Haron & The Guys
15. I Wish You Would - The Dynamics
16. Runaway - The Antartics
17. Unknown - King Drummer

Link pra download nos comentários.

2 comentários:

Caio disse...

http://www.4shared.com/file/uJtZ9P4z/SAQUEANDO_SINGAPURA.html
eis aqui

Anônimo disse...

belo!