segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

13th Floor Elevators - Easter Everywhere (1967)

Depois de abalar o rock com um interessantíssimo disco que, talvez, tenha sido a primeira semente de uma "plantação" de rock psicodélico sessentista, os Elevators retornam num álbum tão excelente quanto seu antecessor.
Munidos de mais substâncias lisérgicas do que nunca, o grupo de Roky Ericson e Tommy Hall emana vibrações psicodélicas jamais vistas na música anteriormente. Se em "Psychedelic Sounds of The 13th Floor Elevators" o grupo havia introduzido o ácido ao rock, em "Easter Everywhere", o gênero já estava completamente moldado (e colorido), perfeito para as insanas composições da banda.
"Slip Inside This House", peça épica de 8 minutos, abre o disco demonstrando a capacidade quase absurda do grupo de escrever letras excelentes, além de exibir quase o "estado puro de sanidade", espécie de "Nirvana" espiritual, provavelmente alcançado pelo uso de alucinógenos. Há outras peças excelentes e igualmente lisérgicas no disco, como a insana "Levitation" (eu vivo me perguntando qual era o estado da banda ao escrever/gravar uma música dessas), a calma, porém delirante "Leave Your Body Behind", dentre outras.
Há também uma versão psicodélica de uma canção famosa de Bob Dylan, "Baby Blue", mas, tamanha é a criatividade e capacidade de criação dos Elevators que parece até uma composição original do grupo.
Não pense duas vezes, ouça esse disco. Antes que seja tarde demais.

Faixas:
  1. "Slip Inside This House"
  2. "Slide Machine"
  3. "She Lives (in a Time of Her Own)"
  4. "Nobody to Love"
  5. "Baby Blue"
  6. "Earthquake"
  7. "Dust"
  8. "I've Got Levitation"
  9. "I Had to Tell You"
  10. "Postures (Leave Your Body Behind)"
Download

2 comentários:

Jorge Magalhães disse...

Foi de uma sensibilidade tamanha, lembrar dessa banda tão talentosa e viajante ao mesmo tempo. A discografia dos Elevators é fantástica, mas pessoalmente acho sensacional esse disco. Nos riffs de Mr. Stacy (R.I.P.) e as letras de Mr. Rock Ericson é viagem garantida. Muito feeling! Meus parabéns ao dono da matéria. Muito feeling!
Muita paz!

Fuzzer disse...

Link em torrent:

http://thepiratebay.se/torrent/4736407 [em FLAC, reedição de 2005]

http://thepiratebay.se/torrent/4582403/13th_Floor_Elevators_-_Easter_Everywhere_%5B1966%5D [em MP3]